A TRANSDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DAS OPERAÇÕES UNITÁRIAS
Dez experiências integradoras
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82722Palavras-chave:
Complexidade, transdisciplinaridade, pensamento crítico, didática complexa, operações unitáriasResumo
Este artigo apresenta uma proposta pedagógica pautada na transdisciplinaridade como eixo articulador dos conhecimentos técnicos, científicos, sociais e culturais no ensino de Operações Unitárias I. Por meio do desenvolvimento de dez projetos integradores realizados por alunos de engenharia de produção, demonstra-se como os conceitos clássicos de transporte de massa, energia e quantidade de movimento podem ser abordados sob uma perspectiva contextual, complexa e significativa. O artigo inclui uma fundamentação teórica baseada no paradigma da complexidade, uma análise metodológica da sala de aula, gráficos interpretativos e uma reflexão sobre tendências emergentes. Conclui-se que a transdisciplinaridade fortalece a formação profissional, fomenta o pensamento crítico e transforma a sala de aula em um espaço de construção coletiva do conhecimento. A pesquisa confirma a compreensão de Suanno (2023) que conceitua transdisciplinaridade como um princípio-estratégia de reorganização do conhecimento, de reorganização da busca pelo conhecimento, bem como de via para produzir metamorfose e reforma no estilo de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista UFG

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.


