A TRANSDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DAS OPERAÇÕES UNITÁRIAS

Dez experiências integradoras

Autores

  • Hugo Alberto Mobarec Clavijo Escuela Militar de Ingenieria (EMI), La Paz, Bolivia, hmobcla@yahoo.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82722

Palavras-chave:

Complexidade, transdisciplinaridade, pensamento crítico, didática complexa, operações unitárias

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta pedagógica pautada na transdisciplinaridade como eixo articulador dos conhecimentos técnicos, científicos, sociais e culturais no ensino de Operações Unitárias I. Por meio do desenvolvimento de dez projetos integradores realizados por alunos de engenharia de produção, demonstra-se como os conceitos clássicos de transporte de massa, energia e quantidade de movimento podem ser abordados sob uma perspectiva contextual, complexa e significativa. O artigo inclui uma fundamentação teórica baseada no paradigma da complexidade, uma análise metodológica da sala de aula, gráficos interpretativos e uma reflexão sobre tendências emergentes. Conclui-se que a transdisciplinaridade fortalece a formação profissional, fomenta o pensamento crítico e transforma a sala de aula em um espaço de construção coletiva do conhecimento. A pesquisa confirma a compreensão de Suanno (2023) que conceitua transdisciplinaridade   como um princípio-estratégia de reorganização do conhecimento, de reorganização  da  busca  pelo  conhecimento,  bem  como  de  via  para produzir metamorfose e reforma no estilo de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Alberto Mobarec Clavijo, Escuela Militar de Ingenieria (EMI), La Paz, Bolivia, hmobcla@yahoo.com

Es doctor en Filosofía y doctor en Educación con enfoque en la Complejidad y la Investigación Transdisciplinaria, estudios realizados en la Universidad Escuela Militar de Ingeniería (EMI), en La Paz, Bolivia. Obtuvo la maestría en Metodología de la Investigación Científica en la Universidad Mayor de San Andrés (UMSA), en la misma ciudad. Cursó la carrera de Ingeniería Química en la misma universidad, donde actualmente se desempeña profesionalmente.

 

Publicado

10-07-2025

Como Citar

CLAVIJO, Hugo Alberto Mobarec. A TRANSDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DAS OPERAÇÕES UNITÁRIAS: Dez experiências integradoras. Revista UFG, Goiânia, v. 25, n. 31, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v25.82722. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/82722. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Aprendizagem em Processos de Ensino com Pesquisa: Problematizar metatemas e pensar complexo