ESPAÇOS QUE NEGAM, VOZES QUE REINVINDICAM

Escuta, consumo e pertencimento na prática extensionista

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82570

Mots-clés :

Espaço simbólico, extensão universitária, Filosofia de Administração, pesquisa de mercado

Résumé

Este artigo apresenta os resultados de um projeto de extensão universitária, fundamentado na teoria freireana (FREIRE, 1969, 1985, 2001), realizado em um centro comercial localizado na região central de Goiânia. O objetivo foi diagnosticar os hábitos de consumo e as percepções dos frequentadores do shopping, com vistas à proposição de estratégias de revitalização do espaço. A metodologia combinou estudos bibliográficos e documentais com levantamento do tipo survey, aplicado por meio de questionário anônimo. Ao todo, 43 respostas foram analisadas. Os resultados indicam que o público é majoritariamente jovem, de baixa renda e vinculado à universidade, mas pouco considerado pelas estratégias comerciais. A análise foi conduzida à luz dos conceitos de consumo como construção de identidade social, o shopping como espaço simbólico de distinção e o espaço como mediação entre sujeito e sociedade, com base em autores como Baudrillard (2007), Lefebvre (2001) e Milton Santos (1993).

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Bibliographies de l'auteur-e

Elisa Pimentel Barbosa, Universidade Estácio de Sá - Unidade Estação (Estácio), Goiânia, Goiás, Brasil, elisapbarbosa@gmail.com

Mestre em Educação pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), com pesquisa voltada à Educação de Jovens e Adultos e trabalho docente. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com ênfase nos estudos sobre o trabalho e docência. Graduada em Pedagogia e Gestão de Recursos Humanos, com especializações nas áreas de Gestão Educacional e Educação Profissional e Tecnológica. Atua como professora da Educação Básica na rede municipal de Senador Canedo (GO) e como professora de graduação na área de Negócios (Administração e Recursos Humanos) na Universidade Estácio de Sá – Unidade Estação.

Giovani Vilmar Comerlatto, Instituto Federal de Goiás (IFG), Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil, giovani.comerlatto@ifg.edu.br

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1991), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) com ênfase em Movimentos Sociais e Educação. Atualmente é professor no IFG campus Aparecida de Goiânia.

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Publié-e

2025-07-24

Comment citer

BARBOSA, Elisa Pimentel; COMERLATTO, Giovani Vilmar. ESPAÇOS QUE NEGAM, VOZES QUE REINVINDICAM: Escuta, consumo e pertencimento na prática extensionista. Revista UFG, Goiânia, v. 25, n. 31, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v25.82570. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/82570. Acesso em: 5 déc. 2025.

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Artigos