ESPAÇOS QUE NEGAM, VOZES QUE REINVINDICAM
Escuta, consumo e pertencimento na prática extensionista
DOI :
https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82570Mots-clés :
Espaço simbólico, extensão universitária, Filosofia de Administração, pesquisa de mercadoRésumé
Este artigo apresenta os resultados de um projeto de extensão universitária, fundamentado na teoria freireana (FREIRE, 1969, 1985, 2001), realizado em um centro comercial localizado na região central de Goiânia. O objetivo foi diagnosticar os hábitos de consumo e as percepções dos frequentadores do shopping, com vistas à proposição de estratégias de revitalização do espaço. A metodologia combinou estudos bibliográficos e documentais com levantamento do tipo survey, aplicado por meio de questionário anônimo. Ao todo, 43 respostas foram analisadas. Os resultados indicam que o público é majoritariamente jovem, de baixa renda e vinculado à universidade, mas pouco considerado pelas estratégias comerciais. A análise foi conduzida à luz dos conceitos de consumo como construção de identidade social, o shopping como espaço simbólico de distinção e o espaço como mediação entre sujeito e sociedade, com base em autores como Baudrillard (2007), Lefebvre (2001) e Milton Santos (1993).
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista UFG 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.


