O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A CURADORIA DA INFORMAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PIRES DO RIO–GO
DOI :
https://doi.org/10.5216/revufg.v25.77869Mots-clés :
Curadoria da Informação, Ensino, Ensino MédioRésumé
Este artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada nas escolas públicas de Pires do Rio–GO e objetiva verificar se os docentes possuem conhecimento sobre as teorias relacionadas aos gêneros, textual e do discurso, e sobre os documentos normatizadores da educação. O questionário foi aplicado via Google Forms e a análise dos dados foi feita de acordo com Marchuschi (2008), Bakhtin(1992), Garcia (2019), a BNCC (2018) e o DCGO–EM (2021). Os resultados da pesquisa mostraram que a curadoria da informação ainda não é uma prática constante nas aulas de Produção Textual e que alguns professores ainda não conhecem esta prática. Também foi constatado que os gêneros emergentes oriundos da internet não são estudados em sala de aula. Portanto, ao consultarem a internet, os alunos estão sujeitos a serem vítimas das fake news e da desinformação, além de poderem propagar tais conhecimentos errôneos ou incorretos.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Versions
- 2025-07-02 (2)
- 2025-05-28 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista UFG 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.


