Cultura surda na universidade

motivações de candidatas ouvintes para estudar Libras

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v21.70522

Résumé

A divulgação da Língua Brasileira de Sinais por instituições públicas, como as universidades, ampara-se na legislação contemporânea que cobra o respeito à cultura surda. Nesse contexto, o estudo objetiva inventariar as motivações declaradas por candidatas ouvintes inscritas na seleção do curso básico de Libras, ofertado por um projeto de extensão universitária nos anos de 2016 e 2017. O referencial teórico é composto por autores da Educação Inclusiva como Rossi (2010) e Soares (1999), e da Teoria das Motivações como Harter (1981) e Deci et al. (1991). O estudo utilizou um banco de dados secundários e seguiu uma abordagem mista, usando dados quantitativos e qualitativos. Os resultados indicam uma variedade de motivos expressos pelas candidatas, com acentuada predominância de motivações externas, A percepção da Libras como necessidade social, formativa e do mercado de trabalho evidencia a ampliação do discurso inclusivo, o que é salutar à construção de práticas que acolham a diversidade.

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Publié-e

2021-12-29

Comment citer

SANTOS, Rosalice Queiros dos; CUNHA, Débora Alfaia da; MAGALHÃES, Wander Luiz Silva. Cultura surda na universidade: motivações de candidatas ouvintes para estudar Libras. Revista UFG, Goiânia, v. 21, n. 27, 2021. DOI: 10.5216/revufg.v21.70522. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/70522. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê - Cultura e Universidade