História da imprensa goiana: dos velhos tempos da Colônia à modernidade mercadológica

Auteurs-es

  • Rosana Maria Ribeiro Borges
  • Angelita Pereira de Lima

Résumé

Em 2008, comemora-se o bicentenário da imprensa no Brasil e os 40 anos de criação do curso de Jornalismo na UFG. Muitos eventos, sobretudo acadêmicos, comandam o debate sobre a temática. O assunto também é retratado na mídia, mas em geral de maneira mais tímida. Talvez por uma herança positivista, ou até mesmo frankfurtiana, quando se fala em imprensa, geralmente o discurso ou o imaginário associa-se quase automaticamente a uma idéia de nocividade, manipulação ou mesmo alienação. Há quem diga, inclusive, que a tardia implantação da imprensa no Brasil não merece comemorações, tendo em vista suas estreitas e perigosas relações com o poder político e econômico desde o seu surgimento. (Continua...)

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2017-07-31

Comment citer

BORGES, Rosana Maria Ribeiro; DE LIMA, Angelita Pereira. História da imprensa goiana: dos velhos tempos da Colônia à modernidade mercadológica. Revista UFG, Goiânia, v. 10, n. 5, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48211. Acesso em: 6 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Mundo Digital e a Universidade