História da imprensa goiana: dos velhos tempos da Colônia à modernidade mercadológica

Autores

  • Rosana Maria Ribeiro Borges
  • Angelita Pereira de Lima

Resumo

Em 2008, comemora-se o bicentenário da imprensa no Brasil e os 40 anos de criação do curso de Jornalismo na UFG. Muitos eventos, sobretudo acadêmicos, comandam o debate sobre a temática. O assunto também é retratado na mídia, mas em geral de maneira mais tímida. Talvez por uma herança positivista, ou até mesmo frankfurtiana, quando se fala em imprensa, geralmente o discurso ou o imaginário associa-se quase automaticamente a uma idéia de nocividade, manipulação ou mesmo alienação. Há quem diga, inclusive, que a tardia implantação da imprensa no Brasil não merece comemorações, tendo em vista suas estreitas e perigosas relações com o poder político e econômico desde o seu surgimento. (Continua...)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-07-2017

Como Citar

BORGES, R. M. R.; DE LIMA, A. P. História da imprensa goiana: dos velhos tempos da Colônia à modernidade mercadológica. Revista UFG, Goiânia, v. 10, n. 5, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48211. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Mundo Digital e a Universidade