Ações Inclusivas: Em Uma Relação Dialógica Com A Comunidade Local

Autores/as

  • Marli Daniel
  • Juliana Carla Girotto
  • Márcia Zahner Klein
  • Marlova Elizabete Balke

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v18i24.58625

Resumen

Neste relato são apresentadas ações relacionadas à execução do projeto de extensão “Promoção de ações inclusivas para pessoas com deficiência no Campus Erechim do IFRS”, que se desenvolveu embasado na interação com entidades sociais inseridas na comunidade local, promovendo a socialização de conhecimentos na área da inclusão. O projeto envolveu professores, alunos, servidores e comunidade externa, sendo desenvolvido de forma interdisciplinar junto às áreas de conhecimento dos cursos de Moda e Vestuário e de EngenhariaMecânica que possibilitaram a elaboração de material pedagógico, realização de palestras, oficinas e minicursos visando a integração das ações desenvolvidas com as entidades. Observou-se que a inclusão escolar está relacionada ao processo de democratização da escola envolvida na comunidade a qual está inserida. Dessa forma, o NAPNE - Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Específicas do Campus Erechim, desenvolveu ações significativas que envolvessem estes indivíduos difundindo informações, ideias, conceitos, práticas e conhecimentos para contribuir com a cultura de respeito à diversidade em nosso sistema educacional promovendo atitudes propícias à inclusão social.

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Biografía del autor/a

Marli Daniel

Doutoranda em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

Juliana Carla Girotto

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo.

Márcia Zahner Klein

Especialista em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e
das Missões.

Marlova Elizabete Balke

Doutora em Engenharia de Alimentos pela Universidade Integrada do Alto
Uruguai e das Missões.

Publicado

2018-12-28

Cómo citar

DANIEL, M.; GIROTTO, J. C.; KLEIN, M. Z.; BALKE, M. E. Ações Inclusivas: Em Uma Relação Dialógica Com A Comunidade Local. Revista UFG, Goiânia, v. 18, n. 24, 2018. DOI: 10.5216/revufg.v18i24.58625. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/58625. Acesso em: 19 dic. 2024.