Ações Inclusivas: Em Uma Relação Dialógica Com A Comunidade Local
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v18i24.58625Abstract
Neste relato são apresentadas ações relacionadas à execução do projeto de extensão “Promoção de ações inclusivas para pessoas com deficiência no Campus Erechim do IFRS”, que se desenvolveu embasado na interação com entidades sociais inseridas na comunidade local, promovendo a socialização de conhecimentos na área da inclusão. O projeto envolveu professores, alunos, servidores e comunidade externa, sendo desenvolvido de forma interdisciplinar junto às áreas de conhecimento dos cursos de Moda e Vestuário e de EngenhariaMecânica que possibilitaram a elaboração de material pedagógico, realização de palestras, oficinas e minicursos visando a integração das ações desenvolvidas com as entidades. Observou-se que a inclusão escolar está relacionada ao processo de democratização da escola envolvida na comunidade a qual está inserida. Dessa forma, o NAPNE - Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Específicas do Campus Erechim, desenvolveu ações significativas que envolvessem estes indivíduos difundindo informações, ideias, conceitos, práticas e conhecimentos para contribuir com a cultura de respeito à diversidade em nosso sistema educacional promovendo atitudes propícias à inclusão social.
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