Aprender História do Ensino de Arte  através da r ealização de histórias de vida

Autores/as

  • Fernando Hernández
  • Irene Tourinho
  • Raimundo Martins

Resumen

Este trabalho,  escrito a seis  mãos, narra os pressupostos  e desenvolvimentos  de uma experiência de
ensino orientada para a aprendizagem da investigação de histórias de vida, realizada com alunos de
graduação da Universidade de Barcelona,  Espanha,  na disciplina História do Ensino de Arte. A
narrativa é construída como uma conversa­ação que reflete e atua sobre a experiência de investigar. As  vozes dos autores são diferenciadas na tipologia: a primeira, corpo normal, para o professor Fernando Hernández, da Universidade de Barcelona, e a segunda, itálico, para os professores Irene Tourinho e
Raimundo Martins, observadores participantes da disciplina de que trata o trabalho. Há dez anos,  aproveitando brechas  curriculares  nas instituições, neste caso, na 
Faculdade de Belas Artes  da  Universidade  de Barcelona (Espanha), se introduziu no
âmbito da Licenciatura em Arte­Educação a disciplina de História do Ensino da Arte.  Em sua constituição esta disciplina se destinava a: 
­ Destacar relações entre as mudanças das representações sociais a respeito de 
arte e dos artistas com as mudanças nos sistemas produtivos, na educação e na 
arte­educação. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-07-28

Cómo citar

HERNÁNDEZ, F.; TOURINHO, I.; MARTINS, R. Aprender História do Ensino de Arte  através da r ealização de histórias de vida. Revista UFG, Goiânia, v. 8, n. 2, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48113. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos