PAULO FOGAÇA nas Artes Plásticas em Goiás: Indícios de Contextualização

Autores/as

  • Luís Edegar de Oliveira Costa

Resumen

A aparição da arte moderna em Goiás, sua formulação por assim dizer,
se refere, sobretudo, à arte produzida em Goiânia. E isto por pelo
menos dois motivos aparentes. A maior parte dos principais artistas
dessa produção moderna em artes plásticas desenvolveu suas poéticas
na cidade que foi pensada para ser a capital de Goiás. Além disso, há
a identifi cação de Goiânia com o progresso, com um processo de
superação da estagnação e do isolamento da região, pelo qual a antiga
capital (cidade de Goiás) era responsabilizada, entre outros motivos,
em função de sua localização geográfi ca e do conservadorismo político
a que se acostumara. Essa identifi cação é um indicativo do que distingue
movimentos do modernismo brasileiro, um esforço de renovação e
transformação dos meios tradicionais de expressão, superando
descompassos. A partir de uma exposição desse quadro, pretendemos
analisar o trabalho de Paulo Fogaça, que confi gura, de modo inaugural
para o ambiente local, práticas artísticas que superam contradições
desses movimentos. (Continua...)

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-07-28

Cómo citar

EDEGAR DE OLIVEIRA COSTA, L. PAULO FOGAÇA nas Artes Plásticas em Goiás: Indícios de Contextualização. Revista UFG, Goiânia, v. 8, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48082. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos