O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A CURADORIA DA INFORMAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PIRES DO RIO–GO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v25.77869

Palavras-chave:

Curadoria da Informação, Ensino, Ensino Médio

Resumo

Este artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada nas escolas públicas de Pires do Rio–GO e objetiva verificar se os docentes possuem conhecimento sobre as teorias relacionadas aos gêneros, textual e do discurso, e sobre os documentos normatizadores da educação. O questionário foi aplicado via Google Forms e a análise dos dados foi feita de acordo com Marchuschi (2008), Bakhtin(1992), Garcia (2019), a BNCC (2018) e o DCGO–EM (2021). Os resultados da pesquisa mostraram que a curadoria da informação ainda não é uma prática constante nas aulas de Produção Textual e que alguns professores ainda não conhecem esta prática. Também foi constatado que os gêneros emergentes oriundos da internet não são estudados em sala de aula. Portanto, ao consultarem a internet, os alunos estão sujeitos a serem vítimas das fake news e da desinformação, além de poderem propagar tais conhecimentos errôneos ou incorretos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Passos Teixeira, Instituto Federal Goiano (IFG), Urutaí, Goiás, Brasil, renatapassos08@gmail.com

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino para a Educação Básica pelo Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás (2000) e Pós-graduação (2002) pela Universidade Salgado de Oliveira. Ex-professora da Universidade Estadual de Goiás, onde também atuou como coordenadora do curso de Letras. Atualmente é professora concursada na Secretaria Estadual de Educação dos Estados de Goiás (onde também foi gestora escolar e tutora educacional) e de Tocantins.

Cleber Cezar da Silva, Instituto Federal Goiano (IFG), Urutaí, Goiás, Brasil, cleber.silva@ifgoiano.edu.br

Doutor em Linguística, UnB (2020), Mestre em Estudos da Linguagem, UFG/Regional Catalão (2017), possui graduação em Letras (Português/ Inglês) UEG (2003) e Letras (Português/Espanhol) UNIP (2014). Especialização em Psicopedagogia (2005) - UEG - UnU de Pires do Rio - Goiás, Especialização em Linguística Aplicada: Ensino-Aprendizagem em Línguas Estrangeiras (2010) - Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor no Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Professor permanente do PPG-EnEB. Com experiência em Ensino Superior junto a Universidade Estadual de Goiás e Instituto Federal Goiano, e na educação básica e função de Gestor Educacional junto a SEDUCE/GO. Atuando na área de Letras e Linguística, com ênfase em Línguas e Literaturas, com os seguintes temas: educação, inclusão, ensino de LE e prática pedagógica, léxico, toponímia e ecolinguística.

Publicado

28-05-2025 — Atualizado em 02-07-2025

Versões

Como Citar

PASSOS TEIXEIRA, Renata; DA SILVA , Cleber Cezar. O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A CURADORIA DA INFORMAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PIRES DO RIO–GO. Revista UFG, Goiânia, v. 25, n. 31, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v25.77869. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/77869. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos