Acolhimento, proteção e inserção criativa: Uma reflexão sobre a metodologia do Projeto de Apoio a Refugiados em Roraima (2017-2018).
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v19i0.56103Abstract
A Pesquisa Ação Participante é uma metodologia que pode ser usada em várias áreas do conhecimento. Partiremos de experiências do Projeto de Apoio aos Refugiados em Roraima (2017-2018) que busca realizar ações de acolhimento, apoio, proteção e inserção dos imigrantes em Roraima, sejam eles refugiados ou residentes temporários. Trabalhamos na perspectiva de construir redes de cooperação envolvendo a UFRR, organizações não-governamentais e humanitárias e voluntariados voltadas ao acolhimento, apoio, proteção e inserção dos imigrantes em Roraima. Iniciamos o projeto com as seguintes ações: ofertas de aulas de português no Centro de Referência dos Imigrantes, Recanto Apuí e Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais; realização de documentários e pesquisas sociais com fins de sensibilizar a opinião pública para o acolhimento e subsidiar ações governamentais, não-governamentais e a auto-organização das comunidades de imigrantes em Roraima; divulgação do projeto junto à imprensa e às redes sociais para informar os interessados e sensibilizar a opinião pública; realização de atividades lúdicas, recreativas e educativas, em especial, junto às crianças e mães abrigadas no Centro de Referência dos Imigrantes do Pintolândia; promoção de campanhas de doação roupas e alimentos; orientação jurídica aos imigrantes na UFRR; participação em reuniões ampliadas de entidades públicas e privadas que desenvolvem ações junto aos refugiados e participação em seminários sobre a situação dos refugiados em Roraima. Em 2018 o português de acolhimento e a orientação jurídica se tornaram projetos independentes. O projeto inicial se concentrou na parceria com a Associação Cultural Locoambia Teatro de Andanças (ASCALTA) no desenvolvimento do Projeto Apuí cujo escopo é a constituição de dois espaços culturais para abrigamento. Uma das características da metodologia do projeto que estamos desenvolvendo é a integração entre extensão, ensino e pesquisa. O que apresentamos a seguir é um esboço da concepção de pesquisa-extensão participante.
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