For a new concept and paradigm of onlife digital education

Authors

  • José António Moreira Universidade Aberta de Portugal (UAB), Porto, Douro Litoral, Portugal jmoreira@uab.pt
  • Eliane Schlemmer Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil elianes@unisinos.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438

Abstract

The evolution of digital technologies and communication networks led to the emergence of a reticular society marked by the connectivity between different entities, which has caused changes in the economy and in the labor market, driving the birth of new paradigms, models, educational communication processes and new teaching and learning scenarios. But no one, not even teachers who already adopted online environments in their practices, imagined that such a rapid and emergency change would be necessary, al-most mandatory, due to the expansion of the coronavirus which caused the physical distance and made impossible the physical pre-sence of teachers and students in the geographic space of educatio-nal institutions and forced teachers and forced teachers to transpo-se methodologies and practices, adopted in physical classroom, to online, resulting in remote teaching, distance learning practices, dis-tinct from the consolidated practices in this field and supported by research in the area. Therefore, considering this context, the main goal of this theoretical paper is to contribute to the delimitation of fundamental concepts in the field of Education mediated by digital, such as Remote Education, Distance Education or eLearning, among others which are often used in an undifferentiated manner without conceptual rigor, and present the proposition of a new concept and paradigm that we called OnLife Digital Education.

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Author Biographies

José António Moreira, Universidade Aberta de Portugal (UAB), Porto, Douro Litoral, Portugal jmoreira@uab.pt

  • Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta.
  • Doutor e Mestre em Ciências da Educação. Licenciado em História da Arte.
  • Membro Integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20) da Universidade de Coimbra.
  • Coordenador Científico da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta. 
  •  Membro de conselhos editoriais e revisor de revistas científicas na área da Educação e das Tecnologias Digitais.

Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil elianes@unisinos.br

Eliane Schlemmer é Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e avaliadora ad hoc da CAPES, do CNPq e da FAPERGS. Pós-Doutora em Educação - Ecossistemas de Inovação na Educação na cultura híbrida e multimodal - Universidade Aberta de Portugal, Doutora em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2002), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento - UFRGS (1998), Bacharel em Informática - Universidade do Vale do Rio dos Sinos ? UNISINOS (1992). Atualmente, é professora-pesquisadora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNISINOS (nota 7 na CAPES), professora visitante na Universidade Aberta de Portugal - Mestrado em Pedagogia do e-Learning. É conceptora e líder do Grupo de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq (www.gpedu.com.br), desde 2004. É pesquisadora-colaboradora da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local - ELO/UAb-PT (http://umielo.uab.pt/) e do Centro Internacional de Pesquisa Atopos/USP (http://www.atopos.com.br/). É International Co-Chairs of Immersive Learning Research Network - iLRN (https://immersivelrn.org/). É conceptora e desenvolvedora de softwares e ambientes digitais virtuais educacionais, tais como: Ambiente Virtual de Aprendizagem ? AVA-UNISINOS, Mundo Virtual em 3D - AWSINOS (Metaverso Eduverse), Ilha UNISINOS e Ilha RICESU (Second Life), GPe-dU (OpenSimulator), Agente Comunicativo MARIÁ ? (parceria com o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada), do Ambiente Virtual de Aprendizagem para dispositivos móveis - COMTEXT® (Competências em Contexto - parceria com o Programa de Pós-Graduação em Administração e com o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada), do Alternate Reality Game (ARG) ?Fantasmas no Museu?, do Pervasive Augmented Reality Game ?In Vino Veritas®? e "Ágora do Saber" e, do app Obsidian Catch. É também conceptora da tecnologia-conceito Espaço de Convivência Digital Virtual ? ECODI e Espaço de Convivência Híbrido e Multimodal - ECHIM, de metodologias inventivas e práticas pedagógicas inventivas e simpoiéticas. Principais áreas de atuação - pesquisa, desenvolvimento, docência, assessoria e consultoria na área da Educação, Educação Digital, Educação Híbrida e Multimodal, Educação OnLIFE, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Metaversos - Mundos Digitais Virtuais em 3D, Games e Gamification, Agente Comunicativo, Comunidades Virtuais de Aprendizagem e de Prática, Metodologia Inventivas. Atua desde 1989 na área, com experiência em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior incluindo Pós-Graduação ? em nível de especialização, mestrado e doutorado e; em assessoria, consultoria e capacitação na área de Educação Digital, Educação Online e Educação Corporativa. (incluindo Secretarias Municipais de Educação, Redes de Escolas Particulares e Empresas). Atua também como conferencista e palestrante em eventos internacionais e nacionais. Entre os internacionais estão conferências e/ou palestras realizadas na Universidad Jesuita de Guadalajara ? ITESO ? Guadalajara (México); na Universidad Iberoamericana de Leon ? Leon (México); na Universidad Católica del Uruguay ? Montevideo (Uruguai); na Libera Università Maria Ss. Assunta ? LUMSA ? Roma (Itália); no IUFM / Université Claude Bernard Lyon 1? Lyon (França) e no Lincoln Institute of Land Policy - Cambridge, MA. Possui diversos artigos publicados em periódicos e eventos nacionais e internacionais, livros e capítulos de livros publicados no Brasil, na América Latina, nos EUA e Europa. É autora de livros entre eles: ?m-learning e u-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua? - Pearson Prentice Hall, 2011, ?Comunidades de Aprendizagem e de Prática em Metaversos? - Cortez, 2012, ?Learning in Metaverses: Co-Existing in Real Virtuality?, IGI Global (EUA), 2015 e HUMAN SMART CITIES: Theories, practices, case studies for intelligent cities today - Detay Yauyinclilik (Turquia), 2018.

Published

2020-05-13

How to Cite

MOREIRA, J. A. .; SCHLEMMER, E. For a new concept and paradigm of onlife digital education. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.63438. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos