Cultura surda na universidade

motivações de candidatas ouvintes para estudar Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v21.70522

Resumo

A divulgação da Língua Brasileira de Sinais por instituições públicas, como as universidades, ampara-se na legislação contemporânea que cobra o respeito à cultura surda. Nesse contexto, o estudo objetiva inventariar as motivações declaradas por candidatas ouvintes inscritas na seleção do curso básico de Libras, ofertado por um projeto de extensão universitária nos anos de 2016 e 2017. O referencial teórico é composto por autores da Educação Inclusiva como Rossi (2010) e Soares (1999), e da Teoria das Motivações como Harter (1981) e Deci et al. (1991). O estudo utilizou um banco de dados secundários e seguiu uma abordagem mista, usando dados quantitativos e qualitativos. Os resultados indicam uma variedade de motivos expressos pelas candidatas, com acentuada predominância de motivações externas, A percepção da Libras como necessidade social, formativa e do mercado de trabalho evidencia a ampliação do discurso inclusivo, o que é salutar à construção de práticas que acolham a diversidade.

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Publicado

29-12-2021

Como Citar

SANTOS, R. Q. dos; CUNHA, D. A. da .; MAGALHÃES, W. L. S. . Cultura surda na universidade: motivações de candidatas ouvintes para estudar Libras. Revista UFG, Goiânia, v. 21, n. 27, 2021. DOI: 10.5216/revufg.v21.70522. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/70522. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Cultura e Universidade