Cultura surda na universidade
motivações de candidatas ouvintes para estudar Libras
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v21.70522Resumo
A divulgação da Língua Brasileira de Sinais por instituições públicas, como as universidades, ampara-se na legislação contemporânea que cobra o respeito à cultura surda. Nesse contexto, o estudo objetiva inventariar as motivações declaradas por candidatas ouvintes inscritas na seleção do curso básico de Libras, ofertado por um projeto de extensão universitária nos anos de 2016 e 2017. O referencial teórico é composto por autores da Educação Inclusiva como Rossi (2010) e Soares (1999), e da Teoria das Motivações como Harter (1981) e Deci et al. (1991). O estudo utilizou um banco de dados secundários e seguiu uma abordagem mista, usando dados quantitativos e qualitativos. Os resultados indicam uma variedade de motivos expressos pelas candidatas, com acentuada predominância de motivações externas, A percepção da Libras como necessidade social, formativa e do mercado de trabalho evidencia a ampliação do discurso inclusivo, o que é salutar à construção de práticas que acolham a diversidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.