Educação digital - híbrida e onlife
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v21.70045Resumo
A segunda década deste milênio tem desafiado diariamente as relações pessoais, econômicas, políticas, culturais, sociais e educacionais. As inovações estão a cada dia mais presentes na vida das pessoas por meio de diversos recursos, nos ambientes virtuais, nas redes sociais, com a ação dos algoritmos e das nanotecnologias. Esse universo tem ofertado um espaço fértil para estudos referentes às oportunidades de transformação dos ambientes relacionados ao ato de educar. Essa reflexão aprofunda-se em questões envolvendo a educação digital e híbrida e estrutura-se a partir da importância do conceito onlife e do paradigma da comunicação, apoiando o processo de ensino-aprendizagem. Discutem-se os elementos norteadores referentes à construção de uma educação que envolva mudanças nas estratégias didático-pedagógico-tecnológicas. A revisão bibliográfica traz um diálogo entre autores contemporâneos, como BATES (2016), CHRISTENSEN (2013), COSME (2009, 2017), FLORIDI (2015), HORN (2015), MOREIRA (2017, 2020), TRINDADE (2016, 2017), entre outros, que provocam estas pesquisadoras a estudar, entendendo que a necessidade de transformações mais efetivas na educação é capaz de oferecer relevância ao papel das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, tendo como premissa uma maior interação e uma comunicação efetiva como recurso para a construção de um conhecimento amplo e sustentável. Percebe-se também que, para a aplicação de propostas de educação híbrida, se torna fundamental um processo de aculturação de estudantes e educadores que possibilite a mudança de perfil desses agentes, desenvolvendo autonomia, autoestudo, planejamento, proatividade, comprometimento e protagonismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.