As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v21.70044

Résumé

No contexto da sociedade globalizada, as tecnologias da informação e comunicação dão corpo à cibercultura e, mais concretamente, permitem promover a inteligência coletiva. Tais dinâmicas estão presentes em muitos eixos da atividade humana, nomeadamente na educação, incluindo na educação aberta. Assim, e posicionando-nos neste eixo, refletimos sobre o impacto das tecnologias nos sistemas educativos, em particular no contexto dos ambientes virtuais de aprendizagem. Para o efeito, consideramos uma tecnologia educacional em rede específica – a Wikipédia –, explorando o seu potencial, quer enquanto resultado da sabedoria das multidões, quer como uma comunidade de prática. E, da integração curricular que temos vindo a fazer desta enciclopédia, exemplo paradigmático da Web 2.0, salienta-se que por via da COVID-19, na atualidade, adquire uma outra dimensão no campo educativo, seja totalmente a distância ou na modalidade de blended learning.

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Publié-e

2021-10-27

Comment citer

CARDOSO, Teresa Margarida Loureiro; COELHO, Maria Filomena Pestana Martins Silva. As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede. Revista UFG, Goiânia, v. 21, n. 27, 2021. DOI: 10.5216/revufg.v21.70044. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/70044. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê - Cibereducação: Fundamentos, Interfaces e Pedagogias Emergentes