Ensaio visual - A formação docente e os tradutores e intérpretes de Libras
a disciplina de Libras junto a esses profissionais
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v21.69928Resumo
O projeto de extensão “A formação docente e os Tradutores e Intérpretes de Libras: a disciplina de Libras junto a esses profissionais” surgiu da necessidade de discutir a respeito da interação entre os profissionais da educação e os TILS no processo de inclusão escolar dos surdos, no ensino regular, especificamente direcionado ao que propõe a Base Nacional Comum Curricular- BNCC. A ação extensionista apresentada neste Ensaio Visual destaca-se por promover uma discussão no âmbito acadêmico acerca da relação entre a atuação docente e a presença do profissional TILS no ensino regular, especialmente, quando à BNCC, que reconhece a Libras como língua natural dos surdos, contudo, contrariamente, a deixa de fora da área de conhecimento Linguagens e suas tecnologias. Isto se agrava ainda mais quando se entende que, a maioria dos professores desconhecem o papel do profissional intérprete educacional no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo. As discussões, ao longo, das ações tiveram como objetivo central relacionar a formação docente junto à atuação de profissionais intérpretes educacionais -TILS. E como específicos: conhecer o papel e a relevância do profissional intérprete educacional, ao atuar junto com o professor em sala de aula; refletir a respeito da formação acadêmica como possibilidade de instruir e/ou capacitar pessoas; explorar os conhecimentos adquiridos durante essa formação, em uma prática interdisciplinar, junto aos TILS e, por fim, discutir ações educacionais contempladas, através das competências gerais e específicas da BNCC, em forma de minicursos, auxiliando, assim, na formação continuada desses profissionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.