Gamificação como estratégia pedagógica no ensino superior à distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v21.69839

Resumo

O presente trabalho discute como a gamificação pode servir de estratégia pedagógica para ampliar o engajamento dos estudantes no ensino superior a distância. A hipótese sustenta que a utilização adequada de elementos da gamificação pode representar uma estratégia pedagógica para promover práticas mais dinâmicas e criativas no processo de aprendizagem. Neste sentido, foi realizada uma revisão de literatura sobre educação à distância e gamificação. Por fim, conclui-se que a gamificação pode contribuir para ampliar a interação e imersão; melhorar a ludicidade; potencializar a participação, o envolvimento e o compromisso do estudante nos ambientes virtuais de aprendizagem; e possibilitar a diminuição da evasão no ensino superior EaD.

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Publicado

27-10-2021

Como Citar

ANDRADE, L. A.; FAGUNDES, U. M. . Gamificação como estratégia pedagógica no ensino superior à distância. Revista UFG, Goiânia, v. 21, n. 27, 2021. DOI: 10.5216/revufg.v21.69839. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/69839. Acesso em: 4 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Cibereducação: Fundamentos, Interfaces e Pedagogias Emergentes