Atividades lúdicas cotidianas na perspectiva da etnomatemática
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v21.69177Resumo
Possibilitar o aprendizado consciente e prazeroso de todos, é um dos principais anseios dos professores. Aprender matemática para utilizar na vida e fazer com que o aluno reflita, pense e trace estratégias para pensar com autonomia, não é apenas um desejo burocrático de leis e normas que cumprimos, mas sim um pedido de reencontro entre a cultura e o convívio diário. Desse modo, utilizar as raízes culturais para tornar este aprendizado mais próximo do indivíduo, bem como interligado pela Gestalt dos saberes vitais, torna-se importante e valioso para o ser humano. A pesquisa, a ser realizada em três fases, teve sua primeira fase concluída, a qual envolveu saberes etnomatemáticos do Grupo Mucubal de Angola em suas atividades lúdicas. Num segundo momento, ainda em fase de elaboração, tenciona-se verificar em quilombos brasileiros, como se dão tais atividades nas práticas do grupo. E, na última fase, pretende-se elaborar uma obra coletiva, mostrando as atividades lúdicas culturais e saberes matemáticos contemplados pelos grupos participantes da pesquisa nas fases anteriores.
Palavras-chaves: Etnomatemática, Cultura, atividades lúdicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.