Ações de extensão, o direito à memória e as questões étnico raciais no espaço escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v21.69138

Resumo

Com o  intuito de refletir sobre as questões Étnico Raciais, a Cultura, a Memória, e sobre o modo como essas questões vem sendo significadas pelo discurso dentro do espaço escolar; este artigo tem como objetivo abordar as ações de extensão realizadas por um grupo de pesquisadores, que buscaram efetivar diferentes frentes de ação extensionistas que pudessem contribuir com a formação de profissionais da educação na Amazônia Tocantina. Como resultados foi possível identificar um crescimento constante do índice de interesse e envolvimento não só dos educadores, mas de representantes, líderes sindicais nas discussões realizadas pelos projetos de extensão e na seleção de ingressos do Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura da UFPA; com temáticas étnico raciais; fazendo desta forma um uso mais democrático do espaço universitário por parte destas comunidades afro-indígenas.

Palavras -Chave: Extensão. Memória. Amazônia. Quilombolas. Indígenas

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Publicado

12-11-2021

Como Citar

DOMINGUES, A. S.; PINTO, B. C. de M. .; BASTOS, G. D. da C. .; CARMO, E. S. do; ROCHA, R. M. . Ações de extensão, o direito à memória e as questões étnico raciais no espaço escolar. Revista UFG, Goiânia, v. 21, n. 27, 2021. DOI: 10.5216/revufg.v21.69138. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/69138. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Cultura e diversidade étnico-raciais: articulando pesquisa e extensão