Experiências de articulação com a sociedade da Patagônia desde a universidade
a história como construtora de outros futuros
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v21.69104Resumo
Abordamos cinco experiências de articulação com a sociedade patagônica, construídas em várias instâncias de nossas trajetórias desde a cadeira da História. São exploradas as relações com o movimento operário, as memórias e lutas pelos Direitos Humanos, a construção de arquivos sensíveis, a visibilidade das dinâmicas sociais vividas por grupos de migrantes e as demandas das comunidades de povos indígenas. Procuramos compreender a atuação desses sujeitos procurando fornecer, a partir de nossos conhecimentos específicos, ferramentas para a solução de seus problemas sociais. São processos que implicam entrar em diálogo com a nossa sociedade, questionando falsos consensos e promovendo transformações. Trata-se de desvendar o significado vital, corrosivo e às vezes agressivo e rebelde de muitas dinâmicas que, para outras perspectivas de análise, podem parecer pouco relevantes. Nossa perspectiva nos permite superar essas limitações, e pensar no presente supondo que ele pode ser modificado, já que não é um fato natural; estudamos o passado, mas olhando para o futuro, como nos ensinou Josep Fontana. Recuperar percursos que tornem visíveis os múltiplos legados, implica construir conhecimento e articulá-lo com as necessidades da nossa sociedade. Não é um exercício de "mera erudição", como diria Traverso, mas sim um ato político e transformador.
Palavras-chave: Extensão. Sociedade, História. Universidade. Patagônia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.