A nucleação como política de atendimento de estudantes surdos
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v21.64725Resumo
Esse artigo apresenta uma pesquisa realizada em uma universidade federal, que teve como objetivo resgatar a trajetória de uma ação de extensão empreendida para a implantação da política de atendimento de estudantes surdos no município. Para isso realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando como método o estudo de caso e, como instrumento de coleta de dados a consulta aos documentos e atas do processo e a entrevista semiestruturada para levantamento dos depoimentos de colaboradores participantes desse processo de nucleação. As análises foram realizadas tomando por base a análise de conteúdo (Bardin, 2011). Duas questões nortearam a investigação: qual foi a importância dessa política para a comunidade surda local? E, atualmente, como está o funcionamento da nucleação de estudantes surdos na escola? Os resultados apontam que o município foi pioneiro na região em tratar a educação de surdos como uma educação que tem suas especificidades, entendendo a importância de se considerar os surdos como integrantes de uma cultura e comunidade próprias e, que o processo de nucleação precisa de uma continuidade no acompanhamento, na formação continuada dos profissionais e nos investimentos, para que possa se consolidar como ação efetiva na educação dos surdos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.