A nucleação como política de atendimento de estudantes surdos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v21.64725

Résumé

Esse artigo apresenta uma pesquisa realizada em uma universidade federal, que teve como objetivo resgatar a trajetória de uma ação de extensão empreendida para a implantação da política de atendimento de estudantes surdos no município. Para isso realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando como método o estudo de caso e, como instrumento de coleta de dados a consulta aos documentos e atas do processo e a entrevista semiestruturada para levantamento dos depoimentos de colaboradores participantes desse processo de nucleação. As análises foram realizadas tomando por base a análise de conteúdo (Bardin, 2011). Duas questões nortearam a investigação: qual foi a importância dessa política para a comunidade surda local? E, atualmente, como está o funcionamento da nucleação de estudantes surdos na escola? Os resultados apontam que o município foi pioneiro na região em tratar a educação de surdos como uma educação que tem suas especificidades, entendendo a importância de se considerar os surdos como integrantes de uma cultura e comunidade próprias e, que o processo de nucleação precisa de uma continuidade no acompanhamento, na formação continuada dos profissionais e nos investimentos, para que possa se consolidar como ação efetiva na educação dos surdos.

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Publié-e

2021-05-11

Comment citer

CABRAL, Giovanna Rodrigues; BARBOSA, Erica Alves; PEREIRA, Karla Cristina Sousa. A nucleação como política de atendimento de estudantes surdos. Revista UFG, Goiânia, v. 21, n. 27, 2021. DOI: 10.5216/revufg.v21.64725. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/64725. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos