Relato Das Atividades Desenvolvidas No Laboratório Dinâmico Interdisciplinar De Ensino De Ciências

Autores

  • João Paulo Stadler
  • Sandra Inês Adams Angnes Gomes
  • Edneia Durli Giusti
  • Douglas Eduardo Soares Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v18i24.58606

Resumo

O Laboratório Dinâmico Interdisciplinar de Ensino de Ciências (Ladiec) do IFPR Palmas, criado em 2011, tem como objetivo possibilitar um espaço para atividades voltadas ao ensino de Ciências, que promova a integração entre professores e alunos da Educação Básica da região com professores e acadêmicos do IFPR, fomentando a construção do conhecimento por meio de metodologias alternativas propostas pelos participantes. É um local para que os estudantes de licenciatura desenvolvam projetos, recebam apoio durante os estágios supervisionados e frequentem aulas práticas das disciplinas pedagógicas. Os acadêmicos participantes do projeto atuam como monitores em visitas das escolas de Educação Básica e no auxílio para a elaboração de materiais didáticos. Em relação aos acadêmicos e professores, o projeto contribui para uma formação inicial e continuada de qualidade, integrando a teoria com a prática, enquanto que os alunos encontram no Ladiec oportunidades para a construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Stadler

Bacharel em Química Tecnológica e Licenciado em Química na UTFPR (2013). Especialista em Educação Especial e Inclusiva (Uninter 2015) e em Materiais Didáticos no Ensino de Ciência e Matemática (PUC-PR 2016). Mestre em Ensino de Ciências no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica na UTFPR na área de Formação de Professores e Aspectos Sociocientíficos no Ensino de Química (2015). Atuou, de 2011 a 2017, na Educação Básica (Ensino Médio). Atualmente atua como professor do Colegiado de Química no IFPR (campus Palmas) e como coordenador do curso de Licenciatura em Química.

Sandra Inês Adams Angnes Gomes

Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química pelas Faculdades Integradas Católicas de Palmas (1999); Especialização em Ciências - Química, pelas Faculdades Integradas Católicas de Palmas (2001); Mestrado em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005). Experiência docente na Educação Básica e no Ensino Superior. Professora do Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas desde 2011. Coordenadora do projeto de extensão Laboratório Dinâmico Interdisciplinar para o Ensino de Ciências (LADIEC).    

Edneia Durli Giusti

Possui graduação em Ciências Habilitação Química pelo Centro Pastoral Educacional e Assistência Dom Carlos (2004) e mestrado em Química pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente é professora do Instituto Federal do Paraná.

Douglas Eduardo Soares Pereira

 Possui Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2008) e Mestrado em Química, Síntese Orgânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na área de Química Orgânica. Atualmente é professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas, lecionando no Ensino Médio Técnico Integrado e nos cursos de Coordenador do subprojeto de Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

STADLER, J. P.; GOMES, S. I. A. A.; GIUSTI, E. D.; PEREIRA, D. E. S. Relato Das Atividades Desenvolvidas No Laboratório Dinâmico Interdisciplinar De Ensino De Ciências. Revista UFG, Goiânia, v. 18, n. 24, 2018. DOI: 10.5216/revufg.v18i24.58606. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/58606. Acesso em: 7 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos