O Transe Das Possibilidades Ressignificando A Hipnose E A Filosofia Na Extensão Universitária
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v18i24.58602Resumo
A incrível ferramenta da hipnose, por milênios, produziu alterações na consciência humana por meio de rituais místicos, procedimentos mágicos e pelo pretenso fluxo do magnetismo animal; fascinou Freud, através dos seus mestres: Charcot, Bernheim e Liébeault; expandiu-se no experimentalismo fisiológico de Pavlov e ganhou o mundo acadêmico com as técnicas naturalistas de Milton Erickson; agora, de forma inusitada, passa a ser utilizada em projeto de extensão universitária. O projeto Hypnos nas Escolas tem se dedicado a trabalhar com discentes, docentes e pais de alunos do ensino fundamental, médio e superior, tendo por base o Centro de Educação e Saúde da UFCG, sediado no município de Cuité-PB, utilizando a hipnose, a filosofia, a PNL, a psicanálise e a neurociência em minicursos, palestras, rodas de conversa organizadas na forma de ambientes interativos e vivências coletivas e também através da hipnoterapia, em sessões individualizadas. Tratamos dos principais transtornos emocionais presentes no público estudantil: a ansiedade, a depressão, a dificuldade de concentração, a procrastinação, fobias, crises de autoestima e compulsões alimentares, muitas dessas manifestações ligadas aos processos inconscientes e às crenças internas limitantes, mas também buscamos refletir, nessa perspectiva, sobre os desafios e potencialidades da ação pedagógica no processo ensino-aprendizagem, voltada à prática de uma educação mais humana, cidadã, solidária e que contemple todos os processos emocionais envolvidos.
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