O Transe Das Possibilidades Ressignificando A Hipnose E A Filosofia Na Extensão Universitária

Autores

  • Ramilton Marinho Costa
  • Amanda Marques de Lima

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v18i24.58602

Resumo

A incrível ferramenta da hipnose, por milênios, produziu alterações na consciência humana por meio de rituais místicos, procedimentos mágicos e pelo pretenso fluxo do magnetismo animal; fascinou Freud, através dos seus mestres: Charcot, Bernheim e Liébeault; expandiu-se no experimentalismo fisiológico de Pavlov e ganhou o mundo acadêmico com as técnicas naturalistas de Milton Erickson; agora, de forma inusitada, passa a ser utilizada em projeto de extensão universitária. O projeto Hypnos nas Escolas tem se dedicado a trabalhar com discentes, docentes e pais de alunos do ensino fundamental, médio e superior, tendo por base o Centro de Educação e Saúde da UFCG, sediado no município de Cuité-PB, utilizando a hipnose, a filosofia, a PNL, a psicanálise e a neurociência em minicursos, palestras, rodas de conversa organizadas na forma de ambientes interativos e vivências coletivas e também através da hipnoterapia, em sessões individualizadas. Tratamos dos principais transtornos emocionais presentes no público estudantil: a ansiedade, a depressão, a dificuldade de concentração, a procrastinação, fobias, crises de autoestima e compulsões alimentares, muitas dessas manifestações ligadas aos processos inconscientes e às crenças internas limitantes, mas também buscamos refletir, nessa perspectiva, sobre os desafios e potencialidades da ação pedagógica no processo ensino-aprendizagem, voltada à prática de uma educação mais humana, cidadã, solidária e que contemple todos os processos emocionais envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramilton Marinho Costa

Professor Titular lotado na Unidade Acadêmica de Biologia e Química ( UABQ ) do Centro de Educação e Saúde ( CES ) da Universidade Federal de Campina Grande ( UFCG ); Mestre em Sociologia pela UFCG ( 1989 ), Doutor em sociologia pela UFCG/UFPB ( 2004 ). formação em Hipnose Clínica pela Sociedade de Hipnose do Estado de Pernambuco ( 2016 )

Amanda Marques de Lima

Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente, é vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID/Química no Centro de Educação e Saúde-CES. Participou, ainda, do projeto Hypnos Nas Escolas como voluntária pela PROBEX/UFCG no ano de 2018. Possui experiência em ensino de Química e pesquisa científica na área de simulação computacional de Dinâmica Molecular e Teoria do Funcional da Densidade

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

COSTA, R. M.; LIMA, A. M. de. O Transe Das Possibilidades Ressignificando A Hipnose E A Filosofia Na Extensão Universitária. Revista UFG, Goiânia, v. 18, n. 24, 2018. DOI: 10.5216/revufg.v18i24.58602. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/58602. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos