O transe das possibilidades
ressignificando a hipnose e a filosofia na extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v18i24.58602Resumo
A incrível ferramenta da hipnose, por milênios, produziu alterações na consciência humana por meio de rituais místicos, procedimentos mágicos e pelo pretenso fluxo do magnetismo animal; fascinou Freud, através dos seus mestres: Charcot, Bernheim e Liébeault; expandiu-se no experimentalismo fisiológico de Pavlov e ganhou o mundo acadêmico com as técnicas naturalistas de Milton Erickson; agora, de forma inusitada, passa a ser utilizada em projeto de extensão universitária. O projeto Hypnos nas Escolas tem se dedicado a trabalhar com discentes, docentes e pais de alunos do ensino fundamental, médio e superior, tendo por base o Centro de Educação e Saúde da UFCG, sediado no município de Cuité-PB, utilizando a hipnose, a filosofia, a PNL, a psicanálise e a neurociência em minicursos, palestras, rodas de conversa organizadas na forma de ambientes interativos e vivências coletivas e também através da hipnoterapia, em sessões individualizadas. Tratamos dos principais transtornos emocionais presentes no público estudantil: a ansiedade, a depressão, a dificuldade de concentração, a procrastinação, fobias, crises de autoestima e compulsões alimentares, muitas dessas manifestações ligadas aos processos inconscientes e às crenças internas limitantes, mas também buscamos refletir, nessa perspectiva, sobre os desafios e potencialidades da ação pedagógica no processo ensino-aprendizagem, voltada à prática de uma educação mais humana, cidadã, solidária e que contemple todos os processos emocionais envolvidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.