Horta Universitária: Plantando Ciência E Reduzindo Desigualdades

Autores

  • Lívia Marques Brandolt
  • Vitória Aparecida Porto Lima
  • Josimar Rodrigues Oliveira
  • Flaviana Tavares Vieira Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v18i24.58569

Resumo

O projeto “Horta Universitária: plantando ciência e reduzindo desigualdades” teve como objetivo criar um ambiente cada vez mais sustentável dentro da universidade, a partir da elaboração de uma horta comunitária, com a participação de estudantes de graduação dos diversos cursos ofertados nos Campi da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina, visando promover a redução da retenção e evasão. Cerca de 87,5 % dos integrantes da equipe do projeto melhoraram seu Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA). Portanto, podemos inferir que a abertura de uma oportunidade para que estudantes dos diversos cursos de graduação da UFVJM venham a integrar algum tipo de projeto em âmbito universitário, mesmo como voluntário, além de cumprir com o dever constitucional da universidade referente a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, torna-se uma atividade motivadora e que contribui positivamente para a manutenção ou melhoria do rendimento acadêmico. Por sua vez, a melhoria no rendimento acadêmico, elimina um possível fator que levaria a evasão desse aluno do curso ou da instituição de ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Marques Brandolt

Graduanda em Fisioterapia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Vitória Aparecida Porto Lima

Graduanda em Agronomia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) .

Josimar Rodrigues Oliveira

Doutor e Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Engenheiro Agrônomo formado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Bambuí. Atualmente é Engenheiro Agrônomo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Flaviana Tavares Vieira Teixeira

Doutora em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Licenciada em Química e Graduada em Ciências Naturais pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Professora de Química do curso de Engenharia Química do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

BRANDOLT, L. M.; LIMA, V. A. P.; OLIVEIRA, J. R.; TEIXEIRA, F. T. V. Horta Universitária: Plantando Ciência E Reduzindo Desigualdades. Revista UFG, Goiânia, v. 18, n. 24, 2018. DOI: 10.5216/revufg.v18i24.58569. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/58569. Acesso em: 7 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos