A extensão e a pesquisa na formação docente inclusiva

uma experiência da UEG/Câmpus Inhumas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v18i24.58568

Resumo

Este artigo objetiva compartilhar uma experiência de integração entre a extensão e a pesquisa universitária. Partimos da seguinte inquietação: de que forma, integrar projetos distintos, com o objetivo de aprimorar a formação docente numa perspectiva inclusiva? Nesse sentido, relatamos uma experiência exitosa na formação docente do estudante universitário ocorrida no ano de 2018, na UEG/Câmpus Inhumas, entre o projeto de pesquisa científica: “As Políticas de Diversidade e Inclusão no Ensino Superior: Educação Especial e Letramento Digital numa Perspectiva Inclusiva” e o projeto de extensão: “Acompanhamento Pedagógico de Crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal”. Os resultados demonstram que é possível formar docentes em perspectivas inclusivas, sobretudo, possibilitando a integração entre a extensão e pesquisa na academia, contribuindo para o fortalecimento do papel social da universidade para além dos muros da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Salomé Margarida de Souza, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiânia, Goiás, Brasil, feedbackrevista@gmail.com

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás/Câmpus Anápolis. Pedagoga. Especialista em Docência Universitária; em Educação para a Diversidade e Cidadania; em Libras e Neuropsicopedagogia. Docente titular da UEG/Câmpus Inhumas e da Secretaria de Educação do Estado de Goiás. 

Marlene Barbosa de Freitas Reis, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiânia, Goiás, Brasil, feedbackrevista@gmail.com

Pós-Doutora em Gestão da Informação e Conhecimento pela Universidade do Porto, Portugal. Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ. Pedagoga. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IEL/UEG/Anápolis) e no curso de Pedagogia da UEG/Campus Inhumas.

Downloads

Publicado

28-12-2018

Como Citar

DE SOUZA, C. S. M.; REIS, M. B. de F. A extensão e a pesquisa na formação docente inclusiva: uma experiência da UEG/Câmpus Inhumas. Revista UFG, Goiânia, v. 18, n. 24, 2018. DOI: 10.5216/revufg.v18i24.58568. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/58568. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos