Acolhimento, proteção e inserção criativa: Uma reflexão sobre a metodologia do Projeto de Apoio a Refugiados em Roraima (2017-2018).
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v19i0.56103Resumo
A Pesquisa Ação Participante é uma metodologia que pode ser usada em várias áreas do conhecimento. Partiremos de experiências do Projeto de Apoio aos Refugiados em Roraima (2017-2018) que busca realizar ações de acolhimento, apoio, proteção e inserção dos imigrantes em Roraima, sejam eles refugiados ou residentes temporários. Trabalhamos na perspectiva de construir redes de cooperação envolvendo a UFRR, organizações não-governamentais e humanitárias e voluntariados voltadas ao acolhimento, apoio, proteção e inserção dos imigrantes em Roraima. Iniciamos o projeto com as seguintes ações: ofertas de aulas de português no Centro de Referência dos Imigrantes, Recanto Apuí e Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais; realização de documentários e pesquisas sociais com fins de sensibilizar a opinião pública para o acolhimento e subsidiar ações governamentais, não-governamentais e a auto-organização das comunidades de imigrantes em Roraima; divulgação do projeto junto à imprensa e às redes sociais para informar os interessados e sensibilizar a opinião pública; realização de atividades lúdicas, recreativas e educativas, em especial, junto às crianças e mães abrigadas no Centro de Referência dos Imigrantes do Pintolândia; promoção de campanhas de doação roupas e alimentos; orientação jurídica aos imigrantes na UFRR; participação em reuniões ampliadas de entidades públicas e privadas que desenvolvem ações junto aos refugiados e participação em seminários sobre a situação dos refugiados em Roraima. Em 2018 o português de acolhimento e a orientação jurídica se tornaram projetos independentes. O projeto inicial se concentrou na parceria com a Associação Cultural Locoambia Teatro de Andanças (ASCALTA) no desenvolvimento do Projeto Apuí cujo escopo é a constituição de dois espaços culturais para abrigamento. Uma das características da metodologia do projeto que estamos desenvolvendo é a integração entre extensão, ensino e pesquisa. O que apresentamos a seguir é um esboço da concepção de pesquisa-extensão participante.
Downloads
Referências
CEDEÑO, Alejandra Astrid Leon. Psicologia Comunitaria de lo cotidiano – arte y acción Psicosocial em Londrina (Brasil). Searbruckin (Alemanha), Editorial Academica Española, 2012.
KELEMAN, Stanley. Anatomia Emocional. São Paulo, Summus, 1992.
SEQUEIRA, Alexandre Romariz. Entre a Lapinhada Serra e o Mata Capim. Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas – Escola de Belas Artes, 2010.
SPINK, Peter O pesquisador conversador no cotidiano (2008). Revista Psicologia e sociedade,20 (1) Apud CEDEÑO, Alejandra Astrid Leon. Psicologia Comunitaria de lo cotidiano – arte y acción Psicosocial em Londrina (Brasil).
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. O Nativo relativo. Rio de Janeiro, Mana vol.8 Apr.2002, ISSN 16784944, http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93132002000100005 acessado em 22/04/2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.