Caminhos do Quinta Superação

as aprendizagens construídas num pré-universitário popular

Autores

  • Roberta Avila Pereira Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande do Sul, Brasil, robertapereira108@gmail.com
  • Lisiane Costa Claro Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande do Sul, Brasil, lisianecostaclaro@gmail.com
  • Vilmar Alves Pereira Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande do Sul, Brasil, vilmar1972@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v18i22.51740

Resumo

O presente estudo objetiva tecer algumas reflexões sobre as experiências vivencias num pré-universitário popular. Como contexto de abertura as possíveis compreensões acerca do tema, será evidenciado o Pré-Universitário Popular Quinta Superação vinculado ao Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), buscando traçar, ao longo do texto, algumas considerações às práticas educativas desenvolvidas neste contexto. A seguir, o texto está organizado em três momentos: Primeiramente, detalhamos a aproximação com a temática da Educação Popular; após, traçaremos algumas considerações sobre o estudo pretendido, intentando a compreensão hermenêutica (PEREIRA, 2016) das dimensões implícitas nas práticas educativas desenvolvidas; por fim, apresentaremos as considerações. Acreditamos que na extensão universitária enquanto possibilidade de reivindicar não só uma academia mais democrática e popular, como um mundo mais igualitário.

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Publicado

13-08-2018

Como Citar

PEREIRA, R. A.; CLARO, L. C.; PEREIRA, V. A. Caminhos do Quinta Superação: as aprendizagens construídas num pré-universitário popular. Revista UFG, Goiânia, v. 18, n. 22, 2018. DOI: 10.5216/revufg.v18i22.51740. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/51740. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos