Caminhos do Quinta Superação

as aprendizagens construídas num pré-universitário popular

Autores

  • Roberta Avila Pereira Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande do Sul, Brasil, robertapereira108@gmail.com
  • Lisiane Costa Claro Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande do Sul, Brasil, lisianecostaclaro@gmail.com
  • Vilmar Alves Pereira Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande do Sul, Brasil, vilmar1972@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v18i22.51740

Resumo

O presente estudo objetiva tecer algumas reflexões sobre as experiências vivencias num pré-universitário popular. Como contexto de abertura as possíveis compreensões acerca do tema, será evidenciado o Pré-Universitário Popular Quinta Superação vinculado ao Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), buscando traçar, ao longo do texto, algumas considerações às práticas educativas desenvolvidas neste contexto. A seguir, o texto está organizado em três momentos: Primeiramente, detalhamos a aproximação com a temática da Educação Popular; após, traçaremos algumas considerações sobre o estudo pretendido, intentando a compreensão hermenêutica (PEREIRA, 2016) das dimensões implícitas nas práticas educativas desenvolvidas; por fim, apresentaremos as considerações. Acreditamos que na extensão universitária enquanto possibilidade de reivindicar não só uma academia mais democrática e popular, como um mundo mais igualitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho? Ensaio sobre as Metamorfoses e a Centralidade do Mundo do Trabalho. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2002.

BRANDÃO, Carlos R. O que é Educação Popular. São Paulo: Coleção 318, Primeiros

Passos, Brasiliense. 2006.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados, Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários á pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. e FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

GHIGGI, Gomercindo. A Constituição da Pedagogia das Marchas para a Retomada da Pedagogia da Autonomia: (ou) As (Im)possibilidades da Educação Popular na Escola. In: PEREIRA, Vilmar Alves; DIAS, José Roberto de Lima; ALVARENGA, Bruna Telmo (org). Educação Popular e a Pedagogia da Contramarcha: uma homenagem a Gomercindo Ghiggi. Passo Fundo: Méritos, 2013.

JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Trad. Albino Pozzer; Coord. Maria Helena Menna Barreto Abrahão. Porto Alegre; EDIPUCRS, 2010.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernado. Complexidade e Dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 131-152, jan./abr. 2006. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br

LOUREIRO, Carlos Frederico B.; FRANCO, Jussara Botelho. ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO CÍRCULO DE CULTURA: uma possibilidade pedagógica e dialógica em educação ambiental. 2012. Disponível em: < http://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/2422/1666 > Acesso em: 30 de novembro de 2016.

MARQUES, Mário Osório. Educação das ciências: interlocução e complementaridade. Ijuí: Editora Unijuí, 2002.

OSTETTO, Luciana E.; OLIVEIRA, Eloisa R.; MESSINA, Virginia da Silva. Deixando Marcas: a prática do registro no cotidiano da educação infantil. Florianópolis: Cidade Futura, 2001.

PEREIRA, Roberta Avila; COLARES, Mariene Costa, JARDIM, Sarah Severo; CLARO, Lisiane Costa; PEREIRA, Vilmar Alves. Democratização na Universidade Pública: acesso e permanência da camada popular no contexto do PAIETS. Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões/UFPA On-line. Vol. 01, 2016.

PEREIRA, Vilmar Alves; CLARO, Lisiane Costa; EICHENBERGER, Jacqueline Carrilho. Olhares sobre epistemologia e metodologia nas pesquisas em educação ambiental a partir do horizonte hermenêutico. In: PEREIRA, Vilmar Alves (org). Hermenêutica & Educação Ambiental no contexto do pensamento pós-metafíco. 1ª ed. Juiz de Fora, MG: Garcia edizione, 2016.

PEREIRA, Vilmar Alves. GONÇALVES, Leonardo Dorneles. Educação Popular no Contexto do PAIETS - FURG: Os saberes da pesquisa em extensão universitária. Evangraf, Porto Alegre/FURG, 2012.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um Discurso sobre as Ciências. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010. WARSCHAUER, Cecília. A Roda e o Registro: uma parceria entre professores, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

THUM, Carmo. Pré-vestibular público e gratuito: o acesso de trabalhadores à universidade pública. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2000.

ZITKOSKI, Jaime José. Educação Popular e Movimentos Sociais na América Latina. In: Anped Sul 2010, 2010, Londrina- PR. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul. Londrina-PR : Universidade Estadual de Londrina, 2010. p. 01-17.

Downloads

Publicado

13-08-2018

Como Citar

PEREIRA, R. A.; CLARO, L. C.; PEREIRA, V. A. Caminhos do Quinta Superação: as aprendizagens construídas num pré-universitário popular. Revista UFG, Goiânia, v. 18, n. 22, 2018. DOI: 10.5216/revufg.v18i22.51740. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/51740. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos