Caminhos do Quinta Superação
as aprendizagens construídas num pré-universitário popular
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v18i22.51740Resumo
O presente estudo objetiva tecer algumas reflexões sobre as experiências vivencias num pré-universitário popular. Como contexto de abertura as possíveis compreensões acerca do tema, será evidenciado o Pré-Universitário Popular Quinta Superação vinculado ao Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), buscando traçar, ao longo do texto, algumas considerações às práticas educativas desenvolvidas neste contexto. A seguir, o texto está organizado em três momentos: Primeiramente, detalhamos a aproximação com a temática da Educação Popular; após, traçaremos algumas considerações sobre o estudo pretendido, intentando a compreensão hermenêutica (PEREIRA, 2016) das dimensões implícitas nas práticas educativas desenvolvidas; por fim, apresentaremos as considerações. Acreditamos que na extensão universitária enquanto possibilidade de reivindicar não só uma academia mais democrática e popular, como um mundo mais igualitário.
Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho? Ensaio sobre as Metamorfoses e a Centralidade do Mundo do Trabalho. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2002.
BRANDÃO, Carlos R. O que é Educação Popular. São Paulo: Coleção 318, Primeiros
Passos, Brasiliense. 2006.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados, Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários á pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. e FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
GHIGGI, Gomercindo. A Constituição da Pedagogia das Marchas para a Retomada da Pedagogia da Autonomia: (ou) As (Im)possibilidades da Educação Popular na Escola. In: PEREIRA, Vilmar Alves; DIAS, José Roberto de Lima; ALVARENGA, Bruna Telmo (org). Educação Popular e a Pedagogia da Contramarcha: uma homenagem a Gomercindo Ghiggi. Passo Fundo: Méritos, 2013.
JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Trad. Albino Pozzer; Coord. Maria Helena Menna Barreto Abrahão. Porto Alegre; EDIPUCRS, 2010.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernado. Complexidade e Dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 131-152, jan./abr. 2006. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br
LOUREIRO, Carlos Frederico B.; FRANCO, Jussara Botelho. ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO CÍRCULO DE CULTURA: uma possibilidade pedagógica e dialógica em educação ambiental. 2012. Disponível em: < http://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/2422/1666 > Acesso em: 30 de novembro de 2016.
MARQUES, Mário Osório. Educação das ciências: interlocução e complementaridade. Ijuí: Editora Unijuí, 2002.
OSTETTO, Luciana E.; OLIVEIRA, Eloisa R.; MESSINA, Virginia da Silva. Deixando Marcas: a prática do registro no cotidiano da educação infantil. Florianópolis: Cidade Futura, 2001.
PEREIRA, Roberta Avila; COLARES, Mariene Costa, JARDIM, Sarah Severo; CLARO, Lisiane Costa; PEREIRA, Vilmar Alves. Democratização na Universidade Pública: acesso e permanência da camada popular no contexto do PAIETS. Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões/UFPA On-line. Vol. 01, 2016.
PEREIRA, Vilmar Alves; CLARO, Lisiane Costa; EICHENBERGER, Jacqueline Carrilho. Olhares sobre epistemologia e metodologia nas pesquisas em educação ambiental a partir do horizonte hermenêutico. In: PEREIRA, Vilmar Alves (org). Hermenêutica & Educação Ambiental no contexto do pensamento pós-metafíco. 1ª ed. Juiz de Fora, MG: Garcia edizione, 2016.
PEREIRA, Vilmar Alves. GONÇALVES, Leonardo Dorneles. Educação Popular no Contexto do PAIETS - FURG: Os saberes da pesquisa em extensão universitária. Evangraf, Porto Alegre/FURG, 2012.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um Discurso sobre as Ciências. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010. WARSCHAUER, Cecília. A Roda e o Registro: uma parceria entre professores, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
THUM, Carmo. Pré-vestibular público e gratuito: o acesso de trabalhadores à universidade pública. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2000.
ZITKOSKI, Jaime José. Educação Popular e Movimentos Sociais na América Latina. In: Anped Sul 2010, 2010, Londrina- PR. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul. Londrina-PR : Universidade Estadual de Londrina, 2010. p. 01-17.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.