Coexistência
a exposição de arte como lugar de pesquisa, ensino e extensão
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v18i22.51704Resumo
Neste artigo, discorremos sobre a experiência pedagógica de reunir as disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso 2, Laboratório de Produção Artística 4 e Expografia e Montagem com o objetivo de realizar uma exposição das pesquisas em arte conduzidas pelos estudantes do quarto e último ano do curso Artes Visuais – Bacharelado, da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Esta exposição é uma atividade prevista no Projeto Pedagógico do curso desde o ano 2012. Porém, foi em 2017 que pudemos realizar a primeira mostra do gênero na Galeria da FAV como uma ação de extensão. No presente trabalho, concluímos que ao traçarmos um projeto interdisciplinar para conectar a sala de aula a uma experiência expositiva na galeria, criamos um importante espaço de convergência entre ensino, pesquisa, extensão e formação profissional que beneficia tanto os nossos estudantes quanto a comunidade externa à UFG.
Downloads
Referências
AFONSO, Manoela dos Anjos; JORGE, Anahy Mendonça; SAMPAIO, Glayson Arcanjo de. Projeto pedagógico do curso Artes Visuais - Bacharelado. Goiânia: UFG, 2012.
CURY, Marília Xavier. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2006, p.98 -117.
PAREYSON, Luigi, Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
RANGEL, Sonia. O olho desarmado: objeto poético e trajeto criativo. Salvador: Solisluna Design Editora, 2009.
REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em poéticas visuais, v. 7, n. 13, Porto Alegre, nov. 1996, pp. 81-95.
SOGABE, Milton. [Carta] 17 set. 2014, Belo Horizonte [para] Senhor(a) Prof(a). Dr(a) Pró-Reitor(a) de Graduação, 2f. A importância da existência de espaços expositivos nos cursos de graduação em artes. Disponível em: <https://fcgartesvisuais.jimdo.com/app/download/6102038351/Carta+aos+Pro%CC%81-Reitores+GALERIAS.pdf > Acesso em: 20 fev. 2018.
SULLIVAN, Graeme. Art practice as research: inquiry in visual arts, 2ª ed. London: Sage, 2010.
ZAMBONI, Silvio. Pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. 4ª ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.