Extensão universitária acadêmica, processual e orgânica

um projeto de formação de professores

Autores

  • Andréa Kochhann Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiânia, Goiás, Brasil, andreakochhann@yahoo.com.br
  • Maria Eneida da Silva Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiânia, Goiás, Brasil, eneida.silva@ueg.br
  • Maria Cecília Silva de Amorim Secretaria Municipal de Educação de Luziânia (SME), Luziânia, Goiás, Brasil, cissa24@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v18i22.51563

Resumo

A extensão universitária brasileira tem influências europeia e norte americana na constituição da concepção de atividades extensionistas. Por muitos anos a concepção foi de prestação de serviços e assistencialismo. Nos últimos anos a concepção começa a dar sinais de mudanças, caminhando para a constituição da concepção acadêmica, com característica processual e orgânica. A discussão sobre a extensão acadêmica, processual e orgânica ainda está em processo de compreensão e pouco presente no cenário de debates e pesquisas. É objetivo deste artigo apresentar uma experiência de projeto de extensão pela concepção acadêmica, processual e orgânica, realizada pelo GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade, da Universidade Estadual de Goiás. O projeto de extensão é o ENFORMA – Encontro de Formação de Professores, cujo objetivo é a formação inicial e continuada de acadêmicos e professores. Em 2017, foram realizados três encontros e em 2018, objetivam-se oito.

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Biografia do Autor

Andréa Kochhann, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiânia, Goiás, Brasil, andreakochhann@yahoo.com.br

Pedagoga (UEG; Especialista em Docência Universitária (UEG); Mestra em Educação (PUC/GO); Doutoranda em Educação (UnB). Docente da UEG, Coordenadora do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade.

Maria Eneida da Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiânia, Goiás, Brasil, eneida.silva@ueg.br

Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Especialista em Língua Inglesa (UniEvangélica/GO); Graduada em Letras Português/Inglês (UEG). Docente titular da UEG, diretora do Campus Luziânia da UEG, pesquisadora do GECG – Grupo de Pesquisa em Educação, Gestão e Cultura Regional e membro do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade.

Maria Cecília Silva de Amorim, Secretaria Municipal de Educação de Luziânia (SME), Luziânia, Goiás, Brasil, cissa24@gmail.com

Pedagoga (UEG - 2004), Especialista em psicopedagogia (UEG-2006), cursando especialização em Arte-educação Intermidiática Digital (UFG-2017/2018), Professora efetiva desde 2002 na Rede Municipal de Ensino de Luziânia. Experiência em docência de 1º ao 5º ano, supervisão escolar, coordenação pedagógica, formação continuada para professores, orientação de professores alfabetizadores pelo PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, assessora pedagógica na empresa Lyce Educa.

Referências

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Publicado

13-08-2018

Como Citar

KOCHHANN, A.; SILVA, M. E. da; AMORIM, M. C. S. de. Extensão universitária acadêmica, processual e orgânica: um projeto de formação de professores. Revista UFG, Goiânia, v. 18, n. 22, 2018. DOI: 10.5216/revufg.v18i22.51563. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/51563. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos