Extensão universitária acadêmica, processual e orgânica
um projeto de formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v18i22.51563Resumo
A extensão universitária brasileira tem influências europeia e norte americana na constituição da concepção de atividades extensionistas. Por muitos anos a concepção foi de prestação de serviços e assistencialismo. Nos últimos anos a concepção começa a dar sinais de mudanças, caminhando para a constituição da concepção acadêmica, com característica processual e orgânica. A discussão sobre a extensão acadêmica, processual e orgânica ainda está em processo de compreensão e pouco presente no cenário de debates e pesquisas. É objetivo deste artigo apresentar uma experiência de projeto de extensão pela concepção acadêmica, processual e orgânica, realizada pelo GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade, da Universidade Estadual de Goiás. O projeto de extensão é o ENFORMA – Encontro de Formação de Professores, cujo objetivo é a formação inicial e continuada de acadêmicos e professores. Em 2017, foram realizados três encontros e em 2018, objetivam-se oito.
Downloads
Referências
DEMO, Pedro. PESQUISA: Princípio científico e educativo. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
GEFOPI, Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade. GEFOPI Andréa. Facebook, 2017.
JEZINE, Edineide Mesquita. As Práticas Curriculares e a Extensão Universitária.
Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte, 12 a 15 de setembro de 2004. In: https://www.ufmg.br/congrext/Gestao/Gestao12.pdf
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Currículo e formação de professores: notas para discussão. In: LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; LIMONTA, Sandra Valéria (Org.). Qualidade da escola pública: políticas educacionais, didática e formação de professores. Goiânia: Ceped Publicações; Gráfica e Editora América; Kelps, 2013. p. 107-130.
REIS, Renato Hilário dos. Extensão Universitária: conceituação e práxis. In: I Fórum de Extensão da UDESC. Florianópolis – SC: UDESC, 1993.
REIS, Renato Hilário dos. Histórico, Tipologias e Proposições sobre a Extensão Universitária no Brasil. Cadernos UnB Extensão: A universidade construindo saber e cidadania. Brasília, 1996. In:
http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/download/6094/5042.
SÍVERES, Luiz. O Princípio Da Aprendizagem Na Extensão Universitária. In: SÍVERES, Luiz (Org.) A extensão universitária como princípio de aprendizagem. Brasília: Liber. 2013. In: http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002320/232083por.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.