Aprender História do Ensino de Arte através da r ealização de histórias de vida
Resumo
Este trabalho, escrito a seis mãos, narra os pressupostos e desenvolvimentos de uma experiência de
ensino orientada para a aprendizagem da investigação de histórias de vida, realizada com alunos de
graduação da Universidade de Barcelona, Espanha, na disciplina História do Ensino de Arte. A
narrativa é construída como uma conversaação que reflete e atua sobre a experiência de investigar. As vozes dos autores são diferenciadas na tipologia: a primeira, corpo normal, para o professor Fernando Hernández, da Universidade de Barcelona, e a segunda, itálico, para os professores Irene Tourinho e
Raimundo Martins, observadores participantes da disciplina de que trata o trabalho. Há dez anos, aproveitando brechas curriculares nas instituições, neste caso, na
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (Espanha), se introduziu no
âmbito da Licenciatura em ArteEducação a disciplina de História do Ensino da Arte. Em sua constituição esta disciplina se destinava a:
Destacar relações entre as mudanças das representações sociais a respeito de
arte e dos artistas com as mudanças nos sistemas produtivos, na educação e na
arteeducação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.