PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: POR UMA PRÁXIS INTERCULTURAL DE LIBERTAÇÃO

PAULO FREIRE AND CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION: FOR AN INTERCULTURAL PRAXIS OF LIBERATION

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Résumé

O propósito deste artigo é destacar alguns pressupostos e implicações políticas da pedagogia libertadora de Paulo Freire à luz das categorias interculturalidade e libertação para a Educação Ambiental crítica. Assim, nossa argumentação está sistematizada em dois momentos, seguidos da introdução. No primeiro, reafirmamos a relevância de Paulo Freire enquanto um pensador que tematizou de forma radical a América Latina, destacando sua concepção crítica na educação. No segundo momento, buscaremos compreender a realidade latino-americana a partir das categorias “interculturalidade, exclusão e libertação” na compreensão de Freire, as quais revelam a necessidade de questionar a subjugação da natureza e a condição daqueles que historicamente estão postos como subalternos pelo projeto societário capitalista imposto pelo pensamento eurocêntrico. Ao final, elencaremos a relevância política dos conceitos apontados para a Educação Ambiental crítica.

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César Augusto Soares da Costa, Universidade Federal do Rio Grande/FURG.

Sociólogo. Pós-Doutor em Direito e Justiça Social/FURG. Professor no PPG em Política Social e Direitos Humanos/UCPEL. Pesquisador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade/LIEAS-UFRJ. Líder do Núcleo de Estudos Latino-Americano (NEL/UCPEL). E-mail: csc193@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7190-6606. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4666300272493509

Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Serviço Social/UFRJ. Professor Titular no PPG em Educação/UFRJ. Coordenador do Laboratório de Investigação em Educação, Ambiente e Sociedade/UFRJ. Pesquisador do Cnpq. E-mail: sociologors@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4640-6455. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5548225546111298.

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Publié-e

2024-02-19

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COSTA, C. A. S. da; LOUREIRO, C. F. B. PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: POR UMA PRÁXIS INTERCULTURAL DE LIBERTAÇÃO: PAULO FREIRE AND CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION: FOR AN INTERCULTURAL PRAXIS OF LIBERATION. Magazine de la faculté de droit UFG, Goiânia, v. 47, n. 3, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/65755. Acesso em: 23 nov. 2024.