A ASSESSORIA JURIDÍCA POPULAR COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL EM FACE DA CRISE DO ESTADO

Autores/as

  • CARLA MIRANDA UFG
  • ERIKA MACEDO MOREIRA UFG
  • ROGERIO FERNANDES ROCHA UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v32i2.12137

Palabras clave:

Educação Popular, Assessoria Jurídica Popular, Crise do Estado.

Resumen

Este artigo apresenta o projeto, Promotoras Legais Populares, que é uma pesquisa extensionista realizada pelo Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular (NAJUP) da Faculdade de Direito da UFG e em diálogo com os grupos do Movimento Sem-Teto do bairro Grajaú em Goiânia. Este tipo de assessoria surge da necessidade que as comunidades economicamente excluídas apresentam face à crise atual do Estado neoliberal, na sua incapacidade de incluir os cidadãos em suas múltiplas dimensões, aqui, analisamos este movimento no contexto das especificidades da América Latina. Problematizamos a postura das universidades públicas brasileiras, que, como parte do Estado, também não conseguem assumir seu papel de produtora de conhecimento libertador para a sociedade, mas ficam presas em seus muros medievais de bloqueio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

CARLA MIRANDA, UFG

Mestranda em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Membro do NAJUP-GO (Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular de Goiás) e do Cerrado Assessoria Popular.

ERIKA MACEDO MOREIRA, UFG

Mestre em Ciências Jurídicas e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense, secretária geral do Cerrado, coordenadora do curso de Direito da Faculdade de Jussara, professora de sociologia do crime da pós-graduação lato sensu em criminologia da UFG e professora convidada do NAJUP para coordenar o Grupo de Estudos em Epistemologia da Faculdade de Direito.

ROGERIO FERNANDES ROCHA, UFG

Pesquisador em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Ex-bolsista do projeto Promotoras Legais Populares da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, pesquisador do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica PIVIC/CNPq, Relações Públicas do Centro Acadêmico XI de Maio (CAXIM) gestão 2007/2007 e membro do NAJUP-GO.

Publicado

2010-10-15

Cómo citar

MIRANDA, C.; MOREIRA, E. M.; ROCHA, R. F. A ASSESSORIA JURIDÍCA POPULAR COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL EM FACE DA CRISE DO ESTADO. Revista Facultad de Derecho UFG, Goiânia, v. 32, n. 2, p. 39/52, 2010. DOI: 10.5216/rfd.v32i2.12137. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/12137. Acesso em: 6 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos Científicos