O PROCESSO LEGISLATIVO NO BRASIL EM MATÉRIA PENAL E PROCESSUAL PENAL E SUA DISSONÂNCIA COM O TEXTO CONSTITUCIONAL: O CASO ESPECÍFICO DO PROJETO DE LEI N. 2214/2007 NA CÂMARA FEDERAL

Authors

  • DENIVAL FRANCISCO DA SILVA UFG
  • TEREZA DANIELA NUNES FERREIRA MAGRI

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v32i1.12123

Keywords:

legislador, punição, segurança pública, livramento condicional.

Abstract

O legislador infraconstitucional em matéria penal e processual penal vem propondo projetos de lei que violam princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e outros que traduzem garantias individuais, como o contraditório, a presunção de inocência, o devido processo legal. O Brasil, enquanto aderente das Regras de Tóquio, deve observar a aplicação da intervenção mínima do direito penal e ter a privação de liberdade como a última alternativa, o que não vem ocorrendo nos inúmeros projetos de lei que estão em tramitação. Tal realidade se observa quanto ao Projeto de Lei n. 2214/2007, do Deputado Federal Laerte Bessa, que visa possibilitar a suspensão automática do livramento condicional na hipótese de prisão em flagrante pelo cometimento de nova infração penal dolosa durante a vigência do livramento condicional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

DENIVAL FRANCISCO DA SILVA, UFG

 Mestre em Direito pela UFPE. Professor de Direito Penal na Graduação da UCG e de pós-graduação, lato sensu, do Curso de Direito Processual Penal da UFG. Juiz de Direito. Presidente do GEPeC – Grupo de Estudos e Pesquisas Criminais.

TEREZA DANIELA NUNES FERREIRA, MAGRI

Advogada, Pós-graduanda em Direito Processual Penal pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

Published

2010-10-14

How to Cite

DA SILVA, D. F.; FERREIRA, T. D. N. O PROCESSO LEGISLATIVO NO BRASIL EM MATÉRIA PENAL E PROCESSUAL PENAL E SUA DISSONÂNCIA COM O TEXTO CONSTITUCIONAL: O CASO ESPECÍFICO DO PROJETO DE LEI N. 2214/2007 NA CÂMARA FEDERAL. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 32, n. 1, p. 201/209, 2010. DOI: 10.5216/rfd.v32i1.12123. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/12123. Acesso em: 27 sep. 2024.

Issue

Section

Artigos Científicos