A HERANÇA NO PENSAMENTO DA PROFESSORA SHELLY KREICZER-LEVY

INHERITANCE IN PROFESSOR SHELLY KREICZER-LEVY’S THOUGHT

Autores

  • Raphael Rego Borges Ribeiro Universidade Federal do Oeste da Bahia

Resumo

Neste artigo, estudou-se a teoria da Professora Shelly Kreiczer-Levy sobre a herança. Conduziu-se um levantamento da produção acadêmica da autora, seguido pela descrição dos principais elementos do pensamento dela. Buscou-se divulgar uma teoria inovadora sobre o Direito das Sucessões. Observou-se que a Professora Kreiczer-Levy compreende a herança como um instituto que promove a continuidade entre o sucedido e o sucessor por meio da transmissão póstuma de propriedade. Notou-se que se estabelece um vínculo intergeracional entre os diferentes sujeitos do fenômeno sucessório. Depreendeu-se que ambos são imprescindíveis para o sucesso do projeto de continuidade por meio da herança, com interesses relevantes e complementares, razão pela qual a sucessão causa mortis é um fenômeno bifocal e relacional. Concluiu-se assim que tanto sucedido quanto sucessor devem ser levados em consideração pela doutrina e pela legislação sucessória, sendo inadequado tratar da herança focando em apenas um dos sujeitos. Por fim, observaram-se aplicações práticas desta teoria.

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Biografia do Autor

Raphael Rego Borges Ribeiro, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Bacharel, Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal da Bahia, com período de Doutorado-Sanduíche na University of Ottawa (Canadá). Professor de Direito Civil na Universidade Federal do Oeste da Bahia.

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Publicado

2023-01-19

Como Citar

REGO BORGES RIBEIRO, R. A HERANÇA NO PENSAMENTO DA PROFESSORA SHELLY KREICZER-LEVY: INHERITANCE IN PROFESSOR SHELLY KREICZER-LEVY’S THOUGHT. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 46, n. 3, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/72521. Acesso em: 19 maio. 2024.