PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: POR UMA PRÁXIS INTERCULTURAL DE LIBERTAÇÃO

PAULO FREIRE AND CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION: FOR AN INTERCULTURAL PRAXIS OF LIBERATION

Autores

Resumo

O propósito deste artigo é destacar alguns pressupostos e implicações políticas da pedagogia libertadora de Paulo Freire à luz das categorias interculturalidade e libertação para a Educação Ambiental crítica. Assim, nossa argumentação está sistematizada em dois momentos, seguidos da introdução. No primeiro, reafirmamos a relevância de Paulo Freire enquanto um pensador que tematizou de forma radical a América Latina, destacando sua concepção crítica na educação. No segundo momento, buscaremos compreender a realidade latino-americana a partir das categorias “interculturalidade, exclusão e libertação” na compreensão de Freire, as quais revelam a necessidade de questionar a subjugação da natureza e a condição daqueles que historicamente estão postos como subalternos pelo projeto societário capitalista imposto pelo pensamento eurocêntrico. Ao final, elencaremos a relevância política dos conceitos apontados para a Educação Ambiental crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Augusto Soares da Costa, Universidade Federal do Rio Grande/FURG.

Sociólogo. Pós-Doutor em Direito e Justiça Social/FURG. Professor no PPG em Política Social e Direitos Humanos/UCPEL. Pesquisador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade/LIEAS-UFRJ. Líder do Núcleo de Estudos Latino-Americano (NEL/UCPEL). E-mail: csc193@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7190-6606. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4666300272493509

Carlos Frederico Loureiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Serviço Social/UFRJ. Professor Titular no PPG em Educação/UFRJ. Coordenador do Laboratório de Investigação em Educação, Ambiente e Sociedade/UFRJ. Pesquisador do Cnpq. E-mail: sociologors@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4640-6455. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5548225546111298.

Referências

ALONSO, T. E. Dussel: filosofía de la liberación y diálogo intercultural. Revista Internacional de Filosofía, nº 47, 2009, p. 107-122.

CASALI, A. Paulo Freire e outras correntes do pensamento e ação. O Pensamento complexo, Teologia da Libertação, Justiça restaurativa, Teatro do Oprimido e Planejamento estratégico e situacional. In: SILVA, Inácio da Silva (Org.). O Pensamento de Paulo Freire como matriz integradora de práticas educativas no meio popular: ciclo de seminários. São Paulo: Instituto Pólis, 2008. p. 9-20.

COSTA, C; LOUREIRO, C.F.B. Educação Ambiental Crítica: uma leitura ancorada em Enrique Dussel e Paulo Freire. UFMT, Revista Geoaraguaia, v. 3, n, 2, 2014. P.

DIAS, A; OLIVEIRA, I. Um olhar Dusseliano sobre a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire: contribuições para a epistemologia do sul. In: OLIVERIA, I; ARAÚJO, Monica; CAETANO, Vivianne (Orgs.). Epistemologia e Educação: reflexões sobre temas educacionais. Belém: PPGED-UEPA, 2012, p. 24-35.

DUSSEL, E. Ética da Libertação: na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis: Vozes, 2000.

DUSSEL, E. Filosofia da libertação na América Latina. 2 ed. São Paulo: Loyola, 1980.

DUSSEL, E. Transmodernidade e Interculturalidade (Interpretação desde a Filosofia da Libertação). In: FORNET, BETANCOURT, R. Interculturalidade: críticas, diálogo e perspectivas. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2004. p. 159-208.

FORNET, BETANCOURT, R. Interculturalidade: críticas, diálogo e perspectivas. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2004.

FOSTER, Bellamy. A Ecologia de Marx. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 2. ed.

Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993a.

FREIRE, P. Pedagogia da tolerância. São Paulo: UNESP, 2004.

FREIRE, P.; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e

Terra, 1985.

FREIRE, P. A Educação na cidade. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1995a.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1994b.

JÚNIOR, Fernando Altemayer. Paulo Freire e a Teologia da Libertação. In: O Pensamento de Paulo Freire como matriz integradora de práticas educativas no meio popular: ciclo de seminários. SILVA, Inácio da Silva (Org.). São Paulo: Instituto Pólis, 2008. p. 13-15.

JÚNIOR, José Cavalcante. A perspectiva filosófica de Enrique Dussel: De uma filosofia da libertação à um pensamento crítico à ideologia de exclusão. Sophia: Colección de Filosofía de la Educación. Nº 12. Quito: Editorial Universitaria Abya-Yala, p. 207-218.

LAYRARGUES, P. A Dimensão freireana na Educação Ambiental. In: LOUREIRO, C.F.B; TORRES, J (Orgs). Educação Ambiental: dialogando com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2014. p. 7-12.

LOUREIRO, C.F.B; TORRES, J. Educação Ambiental: dialogando com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2014.

LOUREIRO, C. F. B. Crítica ao teoricismo e ao praticismo na educação ambiental. In: NETO, A. C.; MACEDO FILHO, F. D; BATISTA, M. S. da S. (Orgs.). Educação ambiental: caminhos traçados, debates políticos e práticas escolares. Brasília: Liber Livro Editora, 2010.

LOUREIRO, C. F. B. Educação Ambiental Transformadora. In: LAYRARGUES, P. (Coord.). Identidades da Educação Ambiental brasileira. Brasília: Ministério do meio Ambiente: 2004. p. 65-84.

LOUREIRO, C. F. B. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez, 2012a.

LOUREIRO, C.F.B; LAYRARGUES, P. Ecologia política, Justiça e Educação Ambiental Crítica: perspectivas de aliança contra-hegemônica. Trab.Educ.Saúde,Rio de Janeiro,v.11 n.1,p.53-71,jan./abr.2013.

MARX, K. O Capital. Crítica da Economia Política. Livro I, Tomo II. In: SINGER, Paul (Coord). Os Economistas. São Paulo: Abril Cultural, 1996.

OLIVEIRA, A. Sobre o alcance teórico do conceito “exclusão”. Porto Alegre, Revista Civitas, 4, nº 1, jan.-jun. 2004, p. 159-188.

PINTO, Vicente; ZACARIAS, Rachel. Crise ambiental: adaptar ou transformar? As diferentes concepções de educação ambiental diante deste dilema. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 14, n. 2, p. 39-54, set 2009/fev 2010.

SILVA, José Vicente Medeiros da. Filosofia, responsabilidade e educação em Enrique Dussel. Perspectiva Filosófica, Recife, v. II, n. 38, ago./dez. 2012, p. 91-107.

STRECK, D; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

STRECK, D; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, J. Paulo Freire: uma breve cartografia intelectual. In: STRECK, D; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 15-22.

OLIVEIRA, I; ARAÚJO, Monica; CAETANO, Vivianne (Orgs.). Epistemologia e Educação: reflexões sobre temas educacionais. Belém: PPGED-UEPA, 2012.

OLIVEIRA, I. Cultura e interculturalidade na educação popular de Paulo Freire. São Paulo, EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 25, jan./jun. 2011, p. 109-124.

OLIVEIRA, I; DIAS, A. Ética da libertação de Enrique Dussel: caminho de superação do irracionalismo moderno e da exclusão social. Caxias do Sul, Conjectura, v. 17, n. 3, p. 90-106, set./dez. 2012.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A Ecologia política na América Latina: reapropriação social da natureza e reinvenção dos territórios. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.9, n.1, p.16-50, Jan./Jul. 2012.

ZACARIAS, R. A Lógica destrutiva do capital, crise ambiental, mudanças climáticas: os movimentos sociais e a educação ambiental. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Serviço Social). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012. 178fls.

ZITKOSKI, J. A Pedagogia freireana e suas bases filosóficas. In: GHIGGI, Gomercindo, SILVEIRA, Fabiane; PITANO, Sandro. (Orgs.). Leituras de Paulo Freire. Pelotas: Seiva, 2007. p. 229-248.

Downloads

Publicado

2024-02-19

Como Citar

COSTA, C. A. S. da; LOUREIRO, C. F. B. PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: POR UMA PRÁXIS INTERCULTURAL DE LIBERTAÇÃO: PAULO FREIRE AND CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION: FOR AN INTERCULTURAL PRAXIS OF LIBERATION. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 47, n. 3, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/65755. Acesso em: 27 abr. 2024.