Assessment of musical listening in post-tonal contexts: The case of temA (1968) by Helmut Lachenmann
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v25.83491Palavras-chave:
post-tonal music, assessment of musical hearing, practice-based music research, Helmut LachenmannResumo
A composição musical é uma tarefa orientada a um objetivo, na qual os materiais sonoros são frequentemente organizados para tentar provocar no público respostas emocionais, intelectuais ou de qualquer outro tipo. No entanto, as intenções das pessoas que compõem não correspondem necessariamente às expectativas e à resposta real do público. Academicamente, essas questões têm sido abordadas principalmente com a música tonal, mas atualmente sabemos muito pouco sobre elas no campo da música pós-tonal. Nossa contribuição busca ampliar esse conhecimento por meio de algumas pesquisas empíricas realizadas com temA de Helmut Lachenmann. Uma coorte de 57 participantes com diferentes níveis de experiência musical fora convidada a comparar pares de extratos sonoros derivados da peça de Lachenmann, em termos de coerência musical e de prazer provocado. Os resultados mostram como a continuidade dos materiais sonoros desempenhou um papel decisivo na avaliação, particularmente quando os participantes tinham experiência musical. Além disso, músicos profissionais e estudantes de música superior apresentaram correlações mais fortes entre coerência e respostas de prazer. Em contrapartida, a presença de sons vocais que podem evocar dor ou violência teve apenas uma influência clara na resposta de prazer dos participantes ingênuos.







