Assessment of musical listening in post-tonal contexts: The case of temA (1968) by Helmut Lachenmann

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.83491

Palavras-chave:

post-tonal music, assessment of musical hearing, practice-based music research, Helmut Lachenmann

Resumo

A composição musical é uma tarefa orientada a um objetivo, na qual os materiais sonoros são frequentemente organizados para tentar provocar no público respostas emocionais, intelectuais ou de qualquer outro tipo. No entanto, as intenções das pessoas que compõem não correspondem necessariamente às expectativas e à resposta real do público. Academicamente, essas questões têm sido abordadas principalmente com a música tonal, mas atualmente sabemos muito pouco sobre elas no campo da música pós-tonal. Nossa contribuição busca ampliar esse conhecimento por meio de algumas pesquisas empíricas realizadas com temA de Helmut Lachenmann. Uma coorte de 57 participantes com diferentes níveis de experiência musical fora convidada a comparar pares de extratos sonoros derivados da peça de Lachenmann, em termos de coerência musical e de prazer provocado. Os resultados mostram como a continuidade dos materiais sonoros desempenhou um papel decisivo na avaliação, particularmente quando os participantes tinham experiência musical. Além disso, músicos profissionais e estudantes de música superior apresentaram correlações mais fortes entre coerência e respostas de prazer. Em contrapartida, a presença de sons vocais que podem evocar dor ou violência teve apenas uma influência clara na resposta de prazer dos participantes ingênuos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natasha López Fernández, Universidad Complutense de Madrid, España nataslop@ucm.es

Natasha López nasceu em Joanesburgo (África do Sul) e possui uma formação musical versátil: estudou violino, canto clássico e contemporâneo, além de ter se licenciado em Filologia Hispânica. Desde 2012 é fundadora, diretora artística e soprano do conjunto contemporâneo TRIO vis-à-vis, por meio do qual lidera projetos interdisciplinares de música experimental na Europa, colaborando com compositores e recebendo bolsas de instituições alemãs e espanholas. Em 2021 iniciou seu doutorado em Musicologia e Linguística na Universidade Complutense de Madri.

José L. Besada, Universidad Complutense de Madrid, España jlbesada@ucm.es

Após dois estágios de pós-doutorado no IRCAM e na Universidade de Estrasburgo, José L. Besada atua atualmente na Universidade Complutense de Madri. Sua pesquisa concentra-se principalmente nos aspectos formais, cognitivos e tecnológicos das práticas musicais contemporâneas e da teoria musical. Também apresenta dois programas semanais sobre música contemporânea na rádio pública espanhola.

Publicado

2025-10-23

Como Citar

LÓPEZ FERNÁNDEZ, Natasha; BESADA, José L. Assessment of musical listening in post-tonal contexts: The case of temA (1968) by Helmut Lachenmann. Música Hodie, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.83491. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/83491. Acesso em: 8 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos