Experiências de engajamento e fluxo coletivo em três grupos musicais brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.81621

Palavras-chave:

engajamento, fluxo, fluxo coletivo, motivação, grupos musicais

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar os indicadores de engajamento e fluxo coletivo nas experiências de participantes de grupos musicais. Com base na segunda fase de uma pesquisa de métodos mistos sequencial explanatória, este artigo apresenta os resultados da fase qualitativa da pesquisa. Os resultados foram obtidos por meio de entrevistas com grupo focal on-line com 12 participantes de três grupos musicais brasileiros. A análise dos dados incluiu estatísticas descritivas e um procedimento de análise de conteúdo categórica. Os resultados qualitativos foram organizados em dois grupos de categorias: (1) seis categorias que podem favorecer a experiência de fluxo coletivo; e (2) sete categorias que podem descrever subjetivamente a experiência de fluxo coletivo. Exemplos são fornecidos para cada categoria e também foi possível estabelecer relações com as dimensões do engajamento. De maneira geral, os resultados deste estudo permitiram um maior entendimento dos indicadores de engajamento e de fluxo coletivo em participantes de grupos musicais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Toni, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, anderson.toni@ufmt.br

Anderson Toni é Doutor e Mestre em Música (Cognição / Educação Musical) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), assim como graduado em Licenciatura em Música pela UFPR. Seus interesses de atuação se concentram nas áreas da educação musical e da psicologia da música, com foco no engajamento e suas relações com as experiências emocionais e as conexões sociais entre as pessoas nas práticas musicais. Atualmente, é professor de Educação Musical na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Possui experiência no ensino de musicalização infantil em escolas da rede privada e no ensino de teoria musical e percepção para jovens e adultos. Também foi professor no curso de Licenciatura em Música da UNESPAR (Curitiba II - FAP) e professor de Arte/Música do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT - Campo Novo do Parecis).

Rosane Cardoso de Araújo, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil, rosanecardoso@ufpr.br

Rosane Cardoso de Araújo - Ocupa o cargo de Professora Titular na Universidade Federal do Paraná, Departamento de Artes, onde ministra disciplinas nos cursos de Graduação em Música e Pós-Graduação em Música (Mestrado e Doutorado) e foi professora visitante na Università di Bologna (Itália - 2023) com auxílio de bolsa Capes/PRINT. Foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ CNPQ, entre 2013 e 2024. Foi Coordenadora Adjunta área Letras, Lingüística e Artes da Fundação Araucária / PR entre 2013-2019 e membro do Comitê Assessor de Área - Linguística Letras e Artes (gestão 2020-2024). Possui Pós-Doutorado em Música (Università di Bologna / Itália /2012) realizado com bolsa CNPq; Doutorado em Música (Universidade Federal do Rio Grande do Sul / 2005); Mestrado em Educação (Universidade Tuiuti do Paraná / 2001); Especialização em Piano (Escola de Música e Belas Artes do Paraná /1993); e Bacharelado em Música- piano (Escola de Música e Belas Artes do Paraná 1991). É líder do grupo de pesquisa Processos Formativos e Cognitivos em Educação Musical (CNPQ/UFPR) desde 2009.

Downloads

Publicado

2025-06-01

Como Citar

TONI, A.; ARAÚJO, R. C. de. Experiências de engajamento e fluxo coletivo em três grupos musicais brasileiros. Música Hodie, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.81621. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/81621. Acesso em: 25 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos