Experiências de engajamento e fluxo coletivo em três grupos musicais brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v25.81621Palavras-chave:
engajamento, fluxo, fluxo coletivo, motivação, grupos musicaisResumo
O objetivo desta pesquisa foi investigar os indicadores de engajamento e fluxo coletivo nas experiências de participantes de grupos musicais. Com base na segunda fase de uma pesquisa de métodos mistos sequencial explanatória, este artigo apresenta os resultados da fase qualitativa da pesquisa. Os resultados foram obtidos por meio de entrevistas com grupo focal on-line com 12 participantes de três grupos musicais brasileiros. A análise dos dados incluiu estatísticas descritivas e um procedimento de análise de conteúdo categórica. Os resultados qualitativos foram organizados em dois grupos de categorias: (1) seis categorias que podem favorecer a experiência de fluxo coletivo; e (2) sete categorias que podem descrever subjetivamente a experiência de fluxo coletivo. Exemplos são fornecidos para cada categoria e também foi possível estabelecer relações com as dimensões do engajamento. De maneira geral, os resultados deste estudo permitiram um maior entendimento dos indicadores de engajamento e de fluxo coletivo em participantes de grupos musicais.