Non-Polarization on the Alto Saxophone
Daniel Kientzy's Reforms in Music for the Saxophone Family
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v25.81517Palavras-chave:
Daniel Kientzy, Saxophone Total, performance contemporânea de saxofone, inovação instrumentalResumo
Esta pesquisa examina as contribuições transformadoras de Daniel Kientzy para a música de saxofone através de sua integração inovadora de toda a família do saxofone. Utilizando métodos de pesquisa qualitativa, o estudo investiga as atividades artísticas de Kientzy de 1968 até o presente através de três seções cronologicamente organizadas: A primeira seção traça sua carreira musical inicial, investigando o processo histórico de como ele dominou todos os sete saxofones. A segunda seção, através de estudos de caso das obras de Roy e de Pablo, explora como Kientzy integrou inovadoramente estes sete saxofones em obras solo únicas. A seção final, através da análise das obras de Brizzi e Mabry, examina como Kientzy alcançou a forma definitiva do conceito "The Saxophone Total" através da gravação, edição e reestruturação dos sons dos sete saxofones. Os resultados traçam uma clara trajetória evolutiva no tratamento dos membros da família do saxofone por Kientzy, mostrando um desenvolvimento de aplicações dispersas até aplicações perfeitamente integradas. Essas abordagens inovadoras não apenas transcenderam as limitações tradicionais da música para saxofone em termos de técnicas de performance, formas expressivas e pensamento composicional, mas também, no contexto histórico mais amplo do saxofone, forneceram um caminho para revitalizar a grandiosa visão de Adolphe Sax sobre a família do saxofone dos anos 1840.







