The Sinicized American R&B: from Faux-Pastiche, Authentic Representation, to Chinese Cultural Heritage Revival

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.81454

Palavras-chave:

música popular chinesa. R&B. Mandopop. leste asiático. China wind.

Resumo

O desenvolvimento da música popular chinesa teve início na década de 1920, em Xangai, com o shidaiqu, que apresentava melodias pentatônicas semelhantes às músicas folclóricas, tratadas com ritmo de jazz ocidental e dança de salão. Embora o desenvolvimento das canções populares chinesas tenda a se tornar mais ocidentalizado, as preferências locais e a eficácia da música popular como ferramenta de articulação cultural levaram a uma mudança contínua nos estilos e identidades musicais. Este artigo enfoca o impacto do estilo musical do R&B americano na indústria da música popular chinesa, desde o início da década de 1980 até os anos 2000: de um R&B sinizado em forma de faux-pastiche em sua adaptação inicial, passando por um afastamento das baladas sentimentais estereotipadas do Mandopop, até se tornar mais identificável com a música negra, o que posteriormente levou a um renascimento folclórico na onda da música conhecida como “China Wind”. Este artigo discute as tensões desse fenômeno como um cisma entre a homogeneidade e a heterogeneidade musicais na adaptação da cultura musical popular negra, bem como a resistência decorrente de uma longa tradição confuciana subjacente na genealogia da música chinesa. Por fim, conclui analisando como um renascimento retrô dos elementos tradicionais da música chinesa, ecoando o fenômeno inicial do shidaiqu, resultou no surgimento de novos artistas na vanguarda da preservação e rearticulação do patrimônio musical e da identidade tradicional. Assim, propõe-se a seguinte questão final: a reafirmação cíclica da identidade nacional persiste em cada adaptação de tendências musicais estrangeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fung Ying Loo, Department of Music, Faculty of Creative Arts, Universiti Malaya, Kuala Lumpur, Malaysia loofy@um.edu.my

Music Department

Di Bao, Synpura Conservatory of Music, Singapore and Universiti Malaya, Kuala Lumpur, Malaysia baodi1982@hotmail.com

Di Bao is the Academic Director at Synpura Conservatory of Music in Singapore and also affiliated with Universiti Malaya in Kuala Lumpur, Malaysia. He holds a Master of Music Studies and has extensive experience in music theory, aural training, and academic management. His work focuses on advancing music education and fostering cross-cultural understanding in Southeast Asia.

Downloads

Publicado

2025-10-23

Como Citar

LOO, Fung Ying; BAO, Di. The Sinicized American R&B: from Faux-Pastiche, Authentic Representation, to Chinese Cultural Heritage Revival. Música Hodie, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.81454. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/81454. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos