The nature, portrayal of eternity and economic use of non-birdsong subjects in La rousserolle effarvatte, from Catalogue D’oiseaux by Oliver Messiaen
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v25.80380Palavras-chave:
Oliver Messiaen, Catalogue d'oiseaux, La rousserolle effarvatte, natureza, assuntos que não sejam o canto dos pássarosResumo
Este artigo examina o trabalho mais longo do Catalog d'oiseaux, La rousserolle effarvatte, concentrando-se nos temas não relacionados ao canto dos pássaros que retratam a natureza e o habitat do canto dos pássaros solitário, a toutinegra-dos-juncos. A análise revela que Messiaen utilizou a hora do dia e assuntos não relacionados ao canto dos pássaros para estruturar a obra, incorporando elementos como música de lago, nascer e pôr do sol e temas florais. Também mostra que muitos dos temas que não cantam os pássaros empregam a linguagem harmônica de Messiaen, incluindo résonance contractée, thème d’accords e outros, para representar esses temas. Muitas das progressões harmônicas usadas neste trabalho aparecem em composições anteriores, como Le Merle Noir (1952), Turangalîla-Symphonie (1946-48) e Cantéyodjayâ (1949), indicando o uso econômico do material por Messiaen, o que também pode explicar a importância de suas composições.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-03-02 (2)
- 2025-01-28 (1)