Criatividade intercultural e exploração por meio de elementos gamelanísticos em Puteri Gunung Ledang de Marzelan Salleh e Sonho de John Cage
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v20.65011Palavras-chave:
composição, música contemporânea, intercultural, técnicas de composiçãoResumo
A atividade intercultural, especialmente por meio da música, é amplamente difundida e relevante para os tempos atuais da Malásia. A abundância de composições musicais rotuladas como interculturais desde 1900 prova claramente sua eficácia e força à medida que a sociedade continua a abraçá-las. O surgimento de jovens e novos compositores contemporâneos contribui para o avanço das ideias musicais e do conhecimento atualizado para composições musicais contemporâneas, tanto local quanto internacionalmente. Através deles, recursos interculturais e ferramentas para compor de várias culturas são explorados de maneiras criativas. Este capítulo discute a composição de duas obras para piano de Marzelan Salleh, um compositor malaio, e do falecido John Cage, um compositor americano. Ambos exploram as possibilidades, intencionalmente ou não, de combinar influências contrastantes do idioma da música tradicional asiática com técnicas composicionais tradicionais e contemporâneas ocidentais em expressões musicais pessoais.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-11-14 (2)
- 2020-12-03 (1)