Obras para tecla de João José Baldi

estudo analítico sobre os elementos didáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v20.63782

Palavras-chave:

Análise. Didática. João José Baldi. Música de tecla. Música portuguesa

Resumo

No ano em que se assinalam 250 anos do nascimento de João José Baldi, o presente estudo revela a vertente pedagógica deste compositor português. Com o objetivo de identificar a presença de elementos didáticos nas suas obras para instrumentos de tecla, foi realizada uma pesquisa biográfica, um levantamento das respetivas obras e um estudo e comparação das fontes, bem como uma análise musical com base numa grelha elaborada a partir da Teoria da Sonata de Hepokoski & Darcy. O estudo permitiu descobrir informações biográficas inéditas e identificar a presença de elementos didáticos e de elementos musicais e extra-musicais que indiciam um propósito pedagógico na composição destas obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mafalda Nejmeddine, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Universidade de Évora, Évora, Portugal, mafaldanejmeddine@gmail.com

Cravista, Doutora em Música e Musicologia na especialidade de Interpretação pela Universidade de Évora, especialista em música antiga portuguesa, nomeadamente a sonata portuguesa para tecla. Desenvolveu uma série de trabalhos que envolveram a investigação, a interpretação e a divulgação do repertório português para tecla do século XVIII, entre os quais se encontram a gravação e a edição da partitura da coleção Sei Sonate per Cembalo de Alberto José Gomes da Silva. É investigadora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) no polo da Universidade de Évora.

Downloads

Publicado

2020-10-16 — Atualizado em 2021-11-14

Versões

Como Citar

NEJMEDDINE, M. Obras para tecla de João José Baldi: estudo analítico sobre os elementos didáticos. Música Hodie, Goiânia, v. 20, 2021. DOI: 10.5216/mh.v20.63782. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/63782. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos