O Ensino de música na Graduação em História da Arte (Bacharelado) na Espanha:
antecedentes históricos e planos de estudo atuais
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v20.62825Palavras-chave:
Educação musical, planos de estudo, História da Arte, Universidade espanholaResumo
O objetivo deste artigo é determinar a presença de cursos musicais no currículo dos Bachalerados em História da Arte implementados desde o ano acadêmico 2010-2011 nas universidades espanholas. Para a realização da pesquisa, uma revisão bibliográfica (com o objetivo de abordar o contexto histórico que possibilitou a introdução da música no currículo da universidade espanhola) foi combinada com uma metodologia descritiva e documental (estudo comparativo do currículo). Os resultados mostram que os currículos dos atuais Bacharelados em História da Arte ensinados na Espanha incorporam sistematicamente disciplinas de música com um foco predominantemente histórico, embora seja notada a perda de peso específica em todo o curso em relação aos planos de Licenciatura anteriores.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-11-14 (2)
- 2020-07-09 (1)