(Des-)construindo o gesto do violonista em quatro obras da segunda metade do século XX
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v20.61203Palavras-chave:
Performance musical., Gesto instrumental., Mauricio Kagel., Helmut Aachenmann., Arthur Kampela.Resumo
Visando compreender a relação entre performance instrumental e escrita, apresentamos uma perspectiva analítica musical baseada no gesto. Contemplamos o enriquecimento gestual do violonista em perspectivas teatralizantes (movimentação cênica, ações instrumentais inovadas, busca de novas sonoridades...). Incorporamos conceitos como o de desconstruir o gesto instrumental, presente na musique concrète instrumentale de Helmut Lachenmann (Salut für Caudwell) e na Tapping Technique de Arthur Kampela (Percussion Study I). Integramos as relações lúdicas que se criam entre os performers e o instrumento no teatro instrumental de Mauricio Kagel (Sonant e Serenade). As perspectivas se ampliam ao constatarmos a criação de novas ações instrumentais, que incluem o uso de acessórios no jogo instrumental e a dissociação gestual das mãos.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-11-14 (2)
- 2020-12-11 (1)