A PERSPECTIVA DE ENSINO ARTÍSTICO PROJETADA POR H. GARDNER E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (ARTE) DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Sonia Albano de Lima e Alexandre Trajano

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v8i2.6030

Resumo

O artigo relata de maneira sucinta parte da dissertação de Mestrado em Música intitulada “O sentido do ensino das artes na Perspectiva de H. Gardner”, defendida no IA-UNESP no ano de 2008. Ao texto original foram introduzidas algumas considerações a cerca da Lei Ordinária n. 11.769/08. A pesquisa produzida foi de caráter exploratório e cunho teórico. Serviram de fundamentação para este artigo algumas publicações de Howard Gardner, da psicóloga Eliane Leão e o texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais (ARTE) da Secretaria de Educação Fundamental. O objetivo traçado foi demonstrar em que medida a proposta pedagógica de educação artística projetada por H. Gardner é similar à dos PCN-Arte e quais seriam os benefícios de um trabalho artístico sensibilizador nessa faixa etária para o desenvolvimento da personalidade do indivíduo.
Palavras-chaves: H. Gardner, PCN-Artes, ensino artístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-04-23

Como Citar

E ALEXANDRE TRAJANO, S. A. de L. A PERSPECTIVA DE ENSINO ARTÍSTICO PROJETADA POR H. GARDNER E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (ARTE) DO ENSINO FUNDAMENTAL. Música Hodie, Goiânia, v. 8, n. 2, 2009. DOI: 10.5216/mh.v8i2.6030. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/6030. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos