From Puppets to Opera

300 years of the first permanent theatre of Brazil

Autores

  • Rosana de Moraes Marreco Orsini Brescia Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v19.57745

Palavras-chave:

Teatro, Rio de Janeiro, Ópera de Bonifrates, Século XVIII, Presépio de 1719

Resumo

Ainda que representações teatrais fossem produzidas na América Portuguesa desde o século XVI, foi somente em 1719 que o primeiro teatro público permanente foi estabelecido, oferecendo récitas de bonifrates para os habitantes locais e estrangeiros que visitavam o Rio de Janeiro. O presente artigo analisa a fundação do primeiro teatro permanente do Brasil através de fontes primárias e relatos de viajantes. A contextualização da atividade dos teatros em Lisboa nos primórdios do século XVIII é igualmente fulcral para a plena compreensão dessa forma de expressão, responsável por algumas das mais fascinantes páginas da História do Teatro Luso-Brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana de Moraes Marreco Orsini Brescia, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

Rosana de Moraes Marreco Orsini Brescia: Possui graduac?a?o em Musica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), mestrado pela Manhattan School of Music (2004), po?s-graduac?ao em canto pela Royal Academy of Music (2006) e mestrado em Historia do Brasil- Universite Paris IV (Paris-Sorbonne) (2006). Solista convidada de va?rios teatros ja? tendo atuado no Stavovske? Divadlo de Praga e no Pala?cio das Artes de Belo Horizonte. Desenvolve pesquisa relativa a historia da Casa da Opera de Ouro Preto e do Teatro Municipal de Sabara?. Atualmente e? aluna de doutorado da Universidade Sorbonne Paris IV onde desenvolve estudos sobre a histo?ria dos teatros de Opera do Brasil sob a orientac?ao do Professor Luis Felipe de Alencastro.

Downloads

Publicado

2019-08-22

Como Citar

ORSINI BRESCIA, R. de M. M. From Puppets to Opera: 300 years of the first permanent theatre of Brazil. Música Hodie, Goiânia, v. 19, 2019. DOI: 10.5216/mh.v19.57745. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/57745. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos