A trilha musical de Moacir Santos para Os Fuzis no contexto das produções do Cinema Novo e a predominância do silêncio narrativo
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v20.54570Palavras-chave:
Moacir Santos, Trilha musical, Os Fuzis, Silêncio narrativoResumo
O presente artigo estuda a trilha musical de Moacir Santos para o filme Os Fuzis por meio da análise musical e historiográfica. Para se alcançar esse objetivo, foram primeiramente contextualizadas as principais tendências da produção de trilhas musicais nos anos 1960 no Brasil, de modo a se traçar possíveis paralelos de entendimento. O tema principal do filme, que é efetivamente a única composição de Santos presente na trilha musical, foi transcrito em partitura e devidamente analisado. Além disso, também foram abordadas outras inserções musicais que não foram compostas por Santos, mas que passaram por seu crivo de diretor musical da produção. Por fim, foi de grande interesse para a pesquisa perceber o uso narrativo e estrutural do silêncio dentro da trilha sonora, dialogando com outros aspectos estéticos do filme, e se aproximando de outras produções do período.
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