A trilha musical de Moacir Santos para Os Fuzis no contexto das produções do Cinema Novo e a predominância do silêncio narrativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v20.54570

Palavras-chave:

Moacir Santos, Trilha musical, Os Fuzis, Silêncio narrativo

Resumo

O presente artigo estuda a trilha musical de Moacir Santos para o filme Os Fuzis por meio da análise musical e historiográfica. Para se alcançar esse objetivo, foram primeiramente contextualizadas as principais tendências da produção de trilhas musicais nos anos 1960 no Brasil, de modo a se traçar possíveis paralelos de entendimento. O tema principal do filme, que é efetivamente a única composição de Santos presente na trilha musical, foi transcrito em partitura e devidamente analisado. Além disso, também foram abordadas outras inserções musicais que não foram compostas por Santos, mas que passaram por seu crivo de diretor musical da produção. Por fim, foi de grande interesse para a pesquisa perceber o uso narrativo e estrutural do silêncio dentro da trilha sonora, dialogando com outros aspectos estéticos do filme, e se aproximando de outras produções do período.

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Biografia do Autor

Lucas Zangirolami Bonetti

Lucas Zangirolami Bonetti é doutor e mestre em música pela UNICAMP (ambos com financiamento da FAPESP), tendo estudado a obra composicional de Moacir Santos por meio da análise de suas trilhas musicais. Com essa pesquisa, já apresentou trabalhos em congressos por vários estados do Brasil e também no exterior. Entre 2015 e 2016, realizou uma extensa pesquisa de campo na Califórnia, atuando como Visiting Graduate Researcher na UCLA. Integrou a Orquestra Jovem Tom Jobim em 2011 e a Big Band da Santa entre 2009 e 2010, bem como mantém seus trabalhos autorais: Lucas Bonetti | OCTETO, Lucas Bonetti | QUARTETO e Ágar-Ágar TRIO.

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Publicado

2020-03-03

Como Citar

BONETTI, L. Z. A trilha musical de Moacir Santos para Os Fuzis no contexto das produções do Cinema Novo e a predominância do silêncio narrativo. Música Hodie, Goiânia, v. 20, 2020. DOI: 10.5216/mh.v20.54570. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/54570. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos