Outros territórios da música independente brasileira no início do século XXI: uma discussão a partir do catálogo de artistas do rock independente de Teresina (2001-2017)
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v18i2.52374Palavras-chave:
Música independente, Brasil, TeresinaResumo
É notório o incremento das pesquisas sobre fenômenos musicais “independentes” na agenda acadêmica brasileira nos últimos anos. No entanto, são ainda poucas as pesquisas que forneçam indicativos mais específicos sobre o volume de agentes e estruturas atuantes, assim como do material artístico produzido nestes contextos. É relativamente clara, também, a pouca presença, nesta bibliografia, de territórios situados mais distantes dos principais centros econômicos e políticos do Brasil. O artigo busca adentrar nesta dupla lacuna a partir da apresentação e análise de um catálogo de artistas que atuam ou atuaram no rock independente de Teresina, capital do Piauí, nos primeiros anos do século XXI. Antes da análise propriamente dita, são explicados os procedimentos de coletas dos dados e os critérios gerais que nortearam a construção deste arquivo. Verificou-se quer o caráter robusto da produção de rock autoral da cidade, com mais de 150 nomes catalogados, quer a diversidade deste conjunto em termos estéticos, ideológicos e sociodemográficos.
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