O lundu canção e o choro: implicações com a sociedade goiana que cultivou saraus e serestas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v18i2.51648

Palavras-chave:

Lundu canção, Choro, Sociedade goiana, Saraus, Serestas, Interações

Resumo

Esta pesquisa objetivou investigar se os gêneros musicais lundu canção e choro foram praticados em Vila Boa (atual cidade de Goiás) no final do século XIX e início do século XX, buscando as implicações sócio-culturais que estiveram relacionadas com a sua prática ou ausência no cenário musical goiano que cultivou saraus e serestas. A trajetória metodológica que levou a explorar a historiografia goiana acessível e algumas peculiaridades dos gêneros e da sociedade em questão, permitiu constatar que estes gêneros foram muito pouco praticados no cenário musical relacionado a uma elite goiana que não via com bons olhos as atividades musicais ligadas mais diretamente à cultura dos escravos e a certa modalidade de boemia, e, quando praticados, eram praticados em momentos especiais.

 

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Biografia do Autor

Magda de Miranda Clímaco, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, magluiz@hotmail.com

Ludmylla Cristina Guilardi, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, ludmyla_guilardi@hotmail.com

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Publicado

2018-12-07

Como Citar

DE MIRANDA CLÍMACO, M.; CRISTINA GUILARDI, L. O lundu canção e o choro: implicações com a sociedade goiana que cultivou saraus e serestas. Música Hodie, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 213–228, 2018. DOI: 10.5216/mh.v18i2.51648. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/51648. Acesso em: 18 nov. 2024.

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Artigos